Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Encontro de Educadores aborda gamificação nas escolas

Ato de aprender deve se dar de maneira divertida e engajada
Assessoria de Comunicação Por: Aline Pinho 21/11/2017 - 15:18 - Atualizado em: 21/11/2017 - 15:53

Como estimular os alunos em sala de aula? De que forma é possível tornar o processo de aprendizagem mais lúdico e interessante? Para responder a essas e outras questões, a UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau realizou, nesta terça-feira (21), o Encontro de Educadores com o tema "Gamificação nas escolas". O assunto foi discutido pelo CEO da Joy Street SA e vice-presidente da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames), Fred Vasconcelos, no auditório Capiba, localizado no bloco C da Instituição.

A programação do evento contou com as boas-vindas do vice-reitor da UNINASSAU, Antônio Neto, que falou da importância de compartilhar sobre os desafios relacionados à educação. "Possibilitar esse momento é assumir nosso papel de vanguarda na geração do ensino e das questões que envolvem a aprendizagem. E, com isso, trazer a gamificação para o cenário do debate é, sim, assumir esse papel de liderença e descobrir uma nova forma do desenvolvimento da própria sociedade", afirmou.

Em sua apresentação, Fred destacou que é preciso o uso de novas ferramentas, uma vez que o ensino ainda se encontra distante da cultura digital e das novas linguagens dos jovens. "O lúdico por trás dos games e da gamificação consegue trazer imersão para processos de aprendizagem. Então, quem está jogando está aprendendo. É muito importante que a gamificação seja percebida como um ato contínuo de mudança do ambiente escolar, pois a sala de aula precisa de reinvenção", afirmou.

Ainda de acordo com o educador, um estudo realizado pela consultoria norte-americana Gartner revela que nos próximos 30 anos serão ofertadas profissões que ainda não existem. "Com isso, é preciso que os educadores se engajem de maneira que essas crianças e adolescentes entendam que precisam aprender de forma contínua. E esses aprendizados devem ser divertidos", frisou o palestrante, que aplica a gamificação em processos de aprendizagem há mais de 18 anos.

O evento contou ainda com a participação do diretor-adjunto da Instituição, Osvaldo Serejo, do diretor da unidade Boa Viagem, Abner Mesquita, do diretor do campus Piedade, Walter Cortez, das coordenadoras acadêmicas e de professores da Região Metropolitana do Recife (RMR).

Game Desafie-me

Seguindo o conceito de gamificação, o grupo Ser Educacional, mantenedora da UNINASSAU, lançou o aplicativo gratuito Desafie-me, com o objetivo de ajudar jovens a estudar de maneira fácil e divertida. Com o jogo, o aluno consegue aprender os conteúdos ao mesmo tempo em que se diverte. O app, lançado em setembro, está disponível para download em Android e iOS

Galeria: 
Encontro de EducadoresEncontro de EducadoresEncontro de EducadoresEncontro de EducadoresEncontro de EducadoresEncontro de EducadoresEncontro de EducadoresEncontro de EducadoresEncontro de Educadores

Comentários