
por Millena Araujo
A egressa da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, do curso de Arquitetura e Urbanismo, Sara Maia, venceu o concurso Pelópidas Silveira em Planejamento e Gestão Urbana e Regional, do Governo do Estado de Pernambuco. A premiação aconteceu no último dia 10 de dezembro.
A recém-formada arquiteta venceu na categoria “Inovação” com o seu projeto de conclusão de curso. O TCC teve como tema o “Urbanismo e Perspectiva de Gênero” e recebeu a orientação do professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNINASSAU, campus Graças, Ivan Marques. Segundo Sara, o projeto prático foi construído na perspectiva da visão de gênero.
No projeto, Sara Maia realizou pesquisas com mulheres para compreender suas principais queixas. “Fiz uma pesquisa com esse público para identificar quais eram seus principais medos e inseguranças ao se colocar na rua e a maioria das respostas apontou para o assédio e o estrupo. O principal objetivo desse trabalho é garantir o ir e vir das mulheres com segurança. É empoderamento e liberdade”, explica Sara.
A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNINASSAU, Lenira de Melo, comemorou a conquista. “Sempre incentivamos nossos alunos a investir em ideias inovadoras e essa premiação reflete isso. A nossa egressa mostrou criatividade e a capacidade de montar um projeto que vai melhorar ainda mais a vida das mulheres”, declara.
Em decorrência do projeto, Sara sugeriu medidas para melhorar a segurança do público feminino ao utilizar o transporte público na Região Metropolitana do Recife.
Comentários