
A educação infantil passa por reformulações no ensino-aprendizagem. A interação entre profissional e aluno exige um olhar diferenciado de educadores. No Dia Nacional da Educação Infantil, comemorado na próxima segunda-feira (25), profissionais discutem os novos caminhos para a formação profissional e a importância das disciplinas de educação infantil nas faculdades.
A professora do curso de Pedagogia da Faculdade UNINASSAU Belém, Milene Leal, explica que o aluno tem, hoje, acesso a assuntos relacionados à importância do papel da afetividade para o desenvolvimento da criança. “Além disso, a disciplina de educação infantil permite que possa ser discutida as interações sociais que ela estabelece. As diversas instituições sociais estão incluídas nesse processo, como a família, a escola e a sociedade, que são fundamentais, principalmente nesse período de pandemia”, destacou a professora.
A reflexão sobre a criança como sujeito crítico também é uma das competências que o profissional precisa ter em mente a partir de agora, segundo a professora. “A criança enquanto sujeito crítico do processo de ensino-aprendizagem e estudar a criança na sua dimensão política são reflexões que todo profissional da área da educação precisa ter. Também é preciso discutir os fundamentos teóricos-metodológicos do processo de ensino e aprendizagem da criança de 0 a 5 anos. Esses debates fazem parte da formação dos nossos pedagogos”, declarou Milene.
As dificuldades com o ensino remoto de crianças também é uma questão a ser repensada por novos profissionais que estão chegando ao mercado. “Em sala de aula, nós buscamos compreender o papel da educação infantil no desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos nos dias hoje. Acreditamos que dessa forma conseguimos atender, de maneira mais assertiva, a questão do ensino e contribuir no desenvolvimento da sociedade”, concluiu a professora.
O Ministério da Educação (MEC) homologou um conjunto de diretrizes, aprovado pelo Conselho Nacional da Educação (CNE), que orienta instituições de ensino da educação básica e superior sobre as práticas que devem ser adotadas durante a pandemia. O documento sugere, dentre as disposições, atividades não presenciais que podem ser utilizadas pelas redes de ensino. A versão completa está disponível em Diário Oficial do dia 29 de maio de 2020.
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