Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


É melhor fazer cursinho pré-vestibular ou estudar em casa?

Escolher entre um curso pré-vestibular ou estudo em casa é uma das dúvidas mais frequentes dos vestibulandos. Mas, calma, a gente te ajuda a resolver.
Por: Henrique Nascimento 01/06/2017 - 12:41 - Atualizado em: 05/06/2017 - 13:02
É melhor fazer cursinho pré-vestibular ou estudar em casa? / Freepik
Saiba com escolher entre as duas modalidades de estudo

Uma das dúvidas frequentes assim que se decide entrar na universidade é saber se é melhor fazer um curso pré-vestibular ou estudar sozinho em casa. Neste caso não existe resposta padrão, você precisa conhecer e considerar alguns aspectos sobre os dois tipos de estudo para encontrar o que melhor se encaixa. Acompanhe o texto para fazer a escolha correta.

Leia também: Confira cinco aplicativos para ajudar a estudar para o Enem

Estudar em casa demanda disciplina, principalmente se você optar por não fazer nenhum curso pré-vestibular. O autoconhecimento nesse momento é fundamental, algumas pessoas conseguem estipular metas e rotinas para si e cumprí-las sozinhas com facilidade, outras precisam de um acompanhamento e estímulo constante. No primeiro caso estudar somente em casa pode funcionar extremamente bem, já no segundo é interessante ter um assitência pedagógica mais presente, como é dada em cursos preparatórios.
Alguns dos benefícios de estudar em casa são:

1. Você faz seu horário
Administrar seu tempo é de extrema importância, principalmente se antes do período de vestibular você estiver trabalhando ou concluindo a escola. Estudar em casa nesses casos pode ser uma vantagem porque permitirá que você adeque seus horários e seus métodos de estudo para o período do dia que funcione melhor. Confira dicas infalíveis para gerenciar seu tempo de estudos.

2. O conforto de um ambiente conhecido
Como a Dorothy do filme “O Mágico de Oz”, Judy Garland, dizia, “não há lugar como o nosso lar”. É em casa que costumamos nos sentir mais confortáveis, o aconchego de um espaço conhecido pode te dar a motivação necessária na hora de estudar. Só não deixe esse aconchego aumentar tanto ao ponto de ir estudar na cama e acabar dormindo. O ideal é que seja criado um ambiente específico para o estudo em casa.

3. Economia financeira
Fazer um pré-vestibular presencial envolve o pagamento de taxa de matrícula e mensalidades, além dos custos com deslocamentos. Se a condição financeira está apertada nada impede você de estudar. Tente adquirir material de pré-vestibular com seus amigos que já passaram pelo processo e utilize materiais que estão na internet gratuitamente, como vamos falar no próximo tópico.

4. A possibilidade de fazer pré-vestibular EAD ou estudar com material da internet
A Internet é um espaço com muitos conteúdos relacionados à educação. Por exemplo, você pode encontrar vídeo-aulas disponíveis no YouTube e provas anteriores de vestibular para baixar e praticar. Também estão disponíveis cursos e isoladas pré-vestibulares EAD. Alguns desses cursos possuem aulas ao vivo, vídeos gravados para assistir quando quiser, monitorias online e correção das redações enviadas.

Fazer um curso pré-vestibular ou pré-enem, como tem sido comumente chamado, é uma alternativa interessante, principalmente se já faz um tempo que você terminou a escola. Algumas das vantagens que se tem ao fazer um curso pré-vestibular são:

1. Acompanhamento pedagógico
Em um momento de preparação toda ajuda é bem-vinda, ainda mais se for de um especialista da área. Professores de pré-vestibular são gabaritados para o ensino da determinada matéria, além do fato de recorrentemente analisarem provas de vestibular, ou seja, sabem do que estão falando e direcionam seu cronograma para atender as expectativas do vestibulando.
Alguns cursos também apresentam a figura do monitor. O monitor geralmente é um graduando ou graduado na matéria estudada que dá um help, aos alunos tirando dúvidas quando  necessário especialmente na ausência dos professores não estão disponíveis.

2. Ênfase no que realmente importa
Como dito no tópico anterior, os professores de cursinho analisam as provas de vestibular e é através dessa análise que eles constroem o seu plano de aulas ou cronograma. Um pré-vestibular tem por característica entregar conteúdos específicos e direcionados para os assuntos recorrentes nas provas e tipos de questões que também são comuns.
É importante lembrar que a depender da instituição para que deseje ingressar os processos de vestibular são diferentes. Por conta disso, existem cursos preparatórios direcionados para instituições de ensino específicas ou tipos de prova específica.

3. Simulados
Estar bem preparado exige treino, você precisa conhecer o inimigo antes de atacá-lo. Os simulados são oferecidos com o objetivo de conhecer melhor o processo a que será submetido. Como o próprio nome já diz, as provas simuladas são feitas com questões anteriores de vestibular ou questões semelhantes elaboradas pelos professores do curso.
Os simulados buscam te proporcionar a mesma atmosfera que será encontrada no dia em que você colocará seus conhecimentos em prática. É uma ótima oportunidade de aprender sobre como organizar o tempo de prova e que assuntos ou matérias ainda precisam ser estudados.

4. Novas pessoas, mesmos objetivos
O processo de estudar para vestibular é extenso. Por conta disso, é natural que haja o cansaço e a insegurança.  Nos curso pré-vestibular os alunos, independente do curso que pretendem ingressar, têm um único objetivo, a aprovação. Estar com pessoas que desejam o mesmo que você pode ser um potencial motivador nos momentos em que as coisas parecem não dar certo.
No entanto, ir ao pré-vestibular não exclui ter um tempo de estudo em casa, para um maior rendimento é preciso que as duas coisas estejam associadas.

Então, estudar em casa ou fazer pré-vestibular?
Para uma escolha correta de que tipo de preparação escolher é importante analisar sua rotina, suas necessidades, sua personalidade. A partir disso, você verá que forma de estudo têm mais aspectos que combinam com você e poderá se preparar melhor.

Vai fazer cursinho ou pré-vestibular? Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário.

Comentários