Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Direito leva debate sobre eleições para escolas públicas

Projeto de extensão será iniciado em setembro e oferecerá lições de cidadania aproveitando o tema das eleições
 

Por: Vinicius Albuquerque 30/08/2016 - 00:00 - Atualizado em: 30/08/2016 - 09:47
símbolo da justiça

A proximidade das eleições deste ano movimenta o país e o cenário político estimula as discussões sobre o pleito e a cidadania. Pensando nisso, o curso de Direito da Faculdade Maurício de Nassau, em Natal, inicia no mês de setembro o projeto de extensão "Educação Jurídica: lições de cidadania para crianças e jovens". Através da atividade, estudantes do curso superior levarão palestras de orientação sobre Direito Eleitoral para alunos da rede pública de ensino da capital potiguar.

O objetivo do projeto é levar os conhecimentos básicos jurídicos, que permitem a formação da consciência cidadã, para a formação dos jovens estudantes de Natal. O projeto visa articular cinco sujeitos: discente, docente, Estado, instituição  e sociedade permitindo uma troca de experiências. "Essa ação é um acordo de compromisso para o enriquecimento, não só de cunho acadêmico, mas também social, no desenvolvimento coletivo de abordagens cotidianas para a elucidação de dúvidas jurídicas simples, principalmente do acesso ao Direito em questões práticas e os deveres muitas vezes esquecidos", afirma a coordenadora do projeto, professora Grazielly Fontes. 

Ela acrescenta que é enriquecedor o grau de envolvimento entre o estudante, profissionais do Direito e a comunidade participante. "Tal relação não se faz pela hierarquia, mas, sobretudo pela troca de experiências a partir do universo estudantil", acrescenta. 

A proposta do Projeto de Educação Jurídica é oferecer palestras e reuniões para o entendimento do Direito a todos, e para os bacharéis em Direito a transmissão de valores sociais, através da experiência prática educacional do ensino jurídico. Antes de irem às escolas os estudantes participarão de encontros na Faculdade para discutir as formas de abordagem e desenvolverem uma cartilha que será entregue aos alunos mais jovens. Ao final do projeto, uma avaliação dos resultados será realizada.
 

Comentários