Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Digital immigrants no Brasil: saiba quem são

Por: Henrique Nascimento 17/07/2017 - 12:45 - Atualizado em: 17/07/2017 - 14:00
Os idosos estão cada vez mais dominando o mundo virtual/Freepik
Os idosos estão cada vez mais dominando o mundo virtual

Embora esteja associada geralmente aos jovens, a tecnologia tem se aproximado cada vez mais das pessoas mais velhas. Uma pesquisa do Instituto Locomotiva realizada no ano de 2016 aponta que a quantidade de idosos que utilizam a internet aumentou mais de 100% no últimos oito anos. O Brasil já possui mais de 5 milhões de idosos na internet.

Algumas empresas já perceberam esse crescimento e vem investindo em aplicativos que proporcionam a inclusão das pessoas idosas no ambiente digital. Necessitando de acessibilidade e informação, os que não nasceram no mundo digital podem aprender a usar os sistemas de celular através de alguns aplicativos.

Leia também: Veja 4 aplicativos que vão mudar sua rotina

Digital immigrants
A mesma pesquisa feita pelo instituto Locomotiva também apresenta dados relativos ao tipo de aparelho usado pelos idosos para acessos a internet. Um em cada quatro idosos entrevistados afirmam usar o computador de mesa como principal plataforma de acesso, logo em seguida vêm os smartphones, representando 44% das respostas obtidas pelo instituto.

No entanto, apesar do crescimento considerável na quantidade de pessoas com mais de 60 anos que utilizam a internet, esse grupo etário não deixa de ser formado por digital immigrants. Esse é um termo da língua inglesa que serve para classificar aqueles que nasceram antes da tecnologia digital e estão migrando para ela. Diferente dos digital natives, pessoas que nasceram tendo acesso a tecnologia digital, os digital immigrants precisam de mais tempo para se adaptar e aprender a usar novas tecnologias.

Para isso e mais algumas outras coisas, existem alguns aplicativos que podem ser bastante úteis.

Acessibilidade - BIG Launcher Easy Phone DEMO
A versão gratuita do aplicativo BIG Launcher permite adaptar a interface do sistema do celular deixando-a maior, simplificando  os ícones e aproximando visualmente o celular aos modelos mais antigos. Os recursos ajudam tanto pessoas que possuem dificuldades visuais quanto as que não conseguem se adaptar aos sistemas dos celulares mais recentes.

O aplicativo está disponível para Android em versão gratuita e em versão paga.

Aprendizado - iDosos
O aplicativo iDosos, ainda em fase de testes,  mas já funcional, é possível aprender como funciona um celular com touch screen e como realizar algumas atividades, como fazer ligações. Os emojis guiam o usuário e todo o aprendizado é realizada de maneira bem didática para ajudar aqueles que nasceram antes da era digital a serem participantes do mundo virtual.

O aplicativo está disponível para Android em versão beta.

Esclarecimento - Cartilha do Idoso
Com a ajuda de Clô, personagem idosa do aplicativo que introduz e direciona o uso das funções, é possível compreender quais são os direitos que as leis brasileiras garantem à pessoa idosa. É disponibilizada pelo aplicativo uma ferramenta para cálculo que informa quando o usuário poderá se aposentar. A pessoa também pode favoritar os direitos que mais chamaram atenção. Na opção “assistência” o aplicativo mostra quando e quem deve ser procurado nas ocasiões em que o os direitos garantidos às pessoas idosos forem desrespeitados.

O aplicativo está disponível para Android em versão gratuita.

O acesso a tecnologia deve ser disponibilizado para todos os grupos, independente da idade. O crescimento considerável de usuários acima dos 60 anos não pode ser um parâmetro para que se desconsidere que ainda é preciso investir na adaptação ao mundo virtual.

Conhece algum outro aplicativo que pode ajudar idosos? Não esqueça de deixar seu comentário!
 

Comentários