Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Dietas restritivas podem prejudicar saúde durante a quarentena

Perda excessiva de peso pode ser "tiro no pé", alerta nutricionista
Assessoria de Comunicação Por: Ruda Braga 02/06/2020 - 10:31 - Atualizado em: 08/06/2020 - 20:34
O período de isolamento social devido a pandemia do coronavírus tem sido uma oportunidade para algumas pessoas que desejam seguir uma dieta e perder as gordurinhas em excesso. No entanto, será que é saudável perder peso durante a quarentena? Segundo o nutricionista e professor do curso de Nutrição da UNINASSAU, André Nascimento, é preciso ter cuidado antes de adotar regimes alimentares mais rígidos.
 
"O excesso de peso não é saudável. É possível perder peso nesse período quando acompanhado pelo nutricionista. Porém, dietas muito restritivas devem ser desencorajadas e a exclusão de alguns alimentos essenciais como os carboidratos, por exemplo, podem impactar no sistema imune", explica.
 
Ainda assim, o nutricionista afirma que é possível fazer uma reeducação alimentar e não correr riscos. "Aproveitar esse momento para inserir hábitos saudáveis na vida cotidiana é fundamental, pois, ao fim deste período, será mais fácil retomar as atividades com novos hábitos. Mas, ressalvo que nessa mudança deve existir o acompanhamento nutricional", frisa.
 
As mudanças de horários, local de trabalho ou estudo, e de onde fazer as refeições trazem consequências na maneira como as pessoas comem, o que pode acarretar no ganho de peso. O excesso de peso é uma porta de entrada para diversas comorbidades, como as doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes. Então, é importante ter cuidado com a alimentação, reduzindo do cardápio os alimentos industrializados e aumentando o consumo de alimentos naturais.
 
Ainda segundo André, as pessoas que praticam exercícios devem ficar atentas a quantidade de comida que estão consumindo. "Quando entendemos que o alimento é fonte de energia e se com exercício em casa, teoricamente, gasta-se menos calorias, é preciso haver um controle na ingestão calórica", esclarece.
 
Para além disso, é importante estar se sentindo bem com o próprio corpo e entender que mudanças na forma física, durante essa quarentena é algo compreensível. Se o objetivo não for evitar problemas de saúde, não deixe que as mudanças de rotina, já difíceis por si só, façam com que você restrinja sua alimentação e se desconecte do próprio corpo.
 

Comentários