Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Dia Nacional do Café: conheça os benefícios dos nutrientes do grão

Bebida é a segunda mais consumida no Brasil, perde apenas para água
Assessoria de Comunicação Por: Gabriella Moura 21/05/2020 - 16:58
Na primeira refeição do dia, depois do almoço, em uma pausa no trabalho, na madrugada e, até, em ocasiões comemorativas, uma xícara de café é muito bem-vinda. O produto faz parte da rotina de muitos brasileiros e, neste domingo (24), é celebrado o Dia Nacional do Café. Mais que hábito, beber café se tornou um prazer aromático, saboroso e até emocional. E você, já tomou o seu cafezinho hoje?
 
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, ficando atrás apenas da água. Quem tem o hábito de tomar café está ingerindo um conjunto de nutrientes, como explica o nutricionista e professor da Faculdade UNINASSAU Petrolina, Rafael Pinheiro.
 
“O grão traz a junção de antioxidantes, vitaminas e minerais. A cafeína é a mais conhecida e estimula o nosso sistema nervoso central, promovendo melhorias no estado de alerta, na capacidade de aprendizado e resistência ao esforço físico”, explica Rafael.
 
Outro benefício do café está relacionado à diabetes tipo 2. “Tomar café sem açúcar após as refeições ajuda a reduzir a absorção da glicose pelo organismo. Além disso, há um aumento nos níveis circulantes da proteína SHBG, que reduz o desenvolvimento de diabetes tipo 2”, afirma o nutricionista.
 
Estudos afirmam que, para se beneficiar com as potencialidades do grão, não precisa, necessariamente, ingeri-lo. O aroma do café consegue diminuir o estresse, isso porque as substâncias, dissolvidas no ar, mexem com o cérebro e podem proporcionar sensações de recompensa e gratidão.
 
Agora que já conhecemos alguns dos benefícios, que tal preparar um café especial?
 
Hot Sweet Coffe
 
Ingredientes:
 
1/2 tablete de chocolate meio amargo picado;
4 colheres(sopa) de creme de leite sem soro;
5 colheres(sopa) de açúcar;
4 xícaras (chá) de café forte, feito na hora;
Chantilly e Canela em pó a gosto
 
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes (exceto o chantilly e a canela) em um recipiente e leve ao fogo brando, mexendo bem, mas sem deixar ferver. Distribua em xícaras grandes, coloque o chantilly e polvilhe a canela em pó. Sirva em seguida.
 

Comentários