Presente em nosso cotidiano, a matemática tem um dia dedicado a ela. Nesta quarta-feira (6), é comemorado o Dia Nacional da Matemática, data que homenageia o matemático e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan.
A disciplina, para algumas pessoas, é complexa e causa medo ao resolver uma questão. Para muitos, achar a hipotenusa, o xis da questão e a raíz quadrada não é uma tarefa fácil. Para o professor Ricardo Rocha, essa dificuldade tem relação com a educação básica.
“A disciplina é dita como vilão por muitos porque não compreendem desde o início, a base. Os professores de pedagogia não tem o contato frequente, na graduação, com a disciplina. Então, fica difícil passar para as crianças de uma forma clara e objetiva a matemática. Ela [a disciplina] deveria ser apresentada às crianças como uma forma de resolver problemas, não apenas para fazer conta. É importante saber que a matemática tem um fundamento e que tudo na vida tem ela, seja uma simples compra no supermercado ou a leitura de gráficos”, esclarece.
O docente aponta que as principais dificuldades na disciplina são operações com frações e questões que envolvam jogo de sinais. Mas, nem tudo está perdido para quem quer equilíbrio na relação de ‘amor e ódio’ com o universo matemático. Assim, Ricardo Rocha elenca cinco pontos para fazer você se apaixonar pela disciplina e selar as pazes com ela. Confira:
Desafiadora
Muito além das operações, o professor chama atenção para o perfil desafiador da disciplina. Logo, desenvolve o raciocínio lógico.
Tudo é matemática
Engana-se quem pensa que a matemática só será encontrada nas páginas dos livros ou dentro da sala de aula. Muitas coisas, com as quais temos contato, têm a disciplina. Como exemplo, temos a música. Assim como, ações do nosso dia-a-dia precisam dela como cozinhar, comprar, pegar ônibus.
Enxergar além dos números
Para algumas pessoas, a disciplina implica apenas nos cálculos. No entanto, assuntos como probabilidade e estatística podem ser usados na elaboração de jogos e prever se terá êxito.
Interdisciplinaridade
Muitos conteúdo matemáticos estão presentes em outras disciplinas, por exemplo, em geografia, quando se trabalha escala; biologia no cruzamento genético. “Até em língua portuguesa podemos encontrar a matemática, ou seja, na interpretação de dados dos textos”, explica o docente.
Além dos pontos destacados, Ricardo Rocha ressalta dicas para quem deseja sanar as dificuldades na disciplina. “Primeiramente, é necessário ter humildade e estudar desde o básico da matemática, que é o fundamento, a base de tudo para se ter ânimo e otimismo para aprendê-la. Se estiver se preparando para alguma prova específica, é importante resolver questões. Além disso, dominar a interpretação de texto também ajudará na resolução das questões”, complementa.
Comentários