Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Resposabilidade Social


Dia Mundial do Doador de Sangue é lembrado pela UNINASSAU

Data é celebrada no dia 14 de junho
Assessoria de Comunicação Por: Vanessa Braz 14/06/2018 - 16:01 - Atualizado em: 25/06/2018 - 09:28
Imagem mostra doação de sangue
A ação é alusiva ao Dia Mundial do Doador de Sangue
A Faculdade UNINASSAU João Pessoa promove uma ação de solidariedade por meio da campanha de doação de sangue Quinta do Bem, que mobiliza alunos, professores e colaboradores. A ação é alusiva ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14 de junho. 
 
O objetivo da campanha é fazer com que os participantes se tornem doadores não apenas no dia da ação, mas durante todo ano. “Em 2018, o setor de Responsabilidade Social da Faculdade, em parceria com os alunos, conseguiu um resultado bastante positivo com a Quinta do Bem. No ano passado chegamos a marca de 54 doações e este ano superamos, com 56. Um resultado muito positivo que demonstra o compromisso do corpo acadêmico com essa causa”, destacou a coordenadora do curso de Enfermagem, Kirlene Chianca.
 
Este ano, a campanha da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), para o Dia Mundial do Doador de Sangue terá como tema: “Seja solidário. Doe sangue. Compartilhe vida”. 
 
Cindy Caroline é aluna do 1º período de Enfermagem e sabe da importância do gesto. “Doar sangue é um ato humanitário. Para muitas pessoas pode parecer que é só uma bolsa de sangue, mas é vida para centenas de pacientes. Me tornei doadora com a Quinta do Bem e não abro mão deste ato”, disse.
 
Para Leonardo de Farias, aluno do 7º período do curso de Farmácia da Faculdade, ser um doador é muito gratificante. “Sou doador desde 2006 e repito esse gesto três vezes ao ano. É muito bom saber que estou ajudando quem está precisando. É uma atitude de solidariedade”, disse. Da mesma forma pensa a esposa dele, também aluna da UNINASSAU. “Faço três doações por ano, que é o permitido para mulheres, e pretendo sempre continuar. Parabenizo também a Instituição pelo engajamento dos alunos na campanha e espero que continue sempre com ela”, disse Francisca de Fátima.
 
Requisitos para ser um doador:
 
Estar em boas condições de saúde.
 
Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, precisa da autorização dos responsáveis).
 
Pesar no mínimo 50kg.
 
Ter dormido seis horas nas últimas 24 horas.
 
Estar alimentado, evitando alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação.
 
Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas.
 
Documentação oficial com foto.
 
Estar bem de saúde. Ou seja, se estiver gripado, resfriado, com febre, espere 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
 
Não ser gestante ou estar amamentando
 
Não ter colocado tatuagem ou piercing nos últimos seis meses
 
Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
 

 

Comentários