por Giovanna Souza
Em celebração ao Dia Internacional do Idoso, a UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife promoveu o I Seminário de Trabalhabilidade e Terceira Idade. O evento, realizado no dia 1º de outubro, foi direcionado às pessoas da Terceira Idade que decidiram retomar ou iniciar uma nova carreira profissional.
O evento teve como objetivo quebrar o tabu que permeia a relação dos idosos com o mercado de trabalho. Além do público-alvo, alunos, parentes e outros interessados pelos temas puderam debater a importância do envelhecimento ativo e seus benefícios biopsicossociais.
Nas universidades, é não é comum ver pessoas da terceira idade reiniciando uma trajetória de aprendizado. Este grupo, além de possuir experiências, está aberto para investir em seus potenciais e absorver novos conhecimentos.
O seminário reuniu diversos temas, como os parâmetros da nova legislação voltada para a faixa etária e como vencer a depressão e aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho. Além disso, foram discutidas as novas perspectivas de vida da pessoa idosa diante o mercado de trabalho e como as empresas e políticas públicas estão atuando para promover a inserção do idoso no mercado.
A analista de carreiras da UNINASSAU Recife, Hosana Silva, falou sobre a relevância do Seminário. “O evento foi importante pois, além de comemorar o dia do idoso, pudemos desmistificar a ideia de que apenas o jovem está apto para ser inserido no mercado de trabalho. Indivíduos saudáveis na terceira idade ainda podem exercer atividades profissionais graças à capacidade física e intelectual que possuem”, destacou.
Comentários