Regulamentada por Lei em 2012 pela então presidente Dilma Rousseff, a profissão de esteticista é uma das mais importantes na sociedade contemporânea. Isso pode ser facilmente observado quando reparamos, em todos os meios de comunicação existentes, inclusive nas redes sociais, o aumento da procura pelos cuidados com o corpo
Leia também: Click Nassau - I Jornada de Estética e Cosmética
Atuação
E engana-se quem acha que esteticista lida apenas com o rosto, aplicando cosméticos. O profissional pode atuar em diversos segmentos, como na indústria farmacêutica - dando consultoria para estabelecimentos de beleza -, no auxílio aos médicos, em SPAs, como massoterapeuta, design de sobrancelhas, visagista, maquiador, depilador, entre outras funções.
“O esteticista cuida da saúde e bem estar de seus clientes, visando sempre atuar de forma ética, profissional e segura. Para tanto faz-se necessário um conhecimento técnico e científico, para minimizar riscos e oferecer sempre os melhores recursos a serem aplicados em cada caso”, explica a coordenadora do curso de Estética e Cosméticos da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, Priscila Sá.
Formação
Quem deseja ser esteticista deverá passar pelo tecnólogo de Estética e Cosméticos, que tem duração de três anos. No ensino superior, os alunos terão noções de anatomia, fisiologia, bioquímica, farmacologia, entre outras disciplinas de saúde, justamente por se tratar de um curso da área.
Em seguida, os futuros esteticistas lidarão com aprendizados específicos, envolvendo tratamento estéticos corporais e faciais, design de sobrancelhas, massoterapia, maquiagem, visagismo, colorimetria, depilação e epilação, terapias alternativas, consultoria e orientações para uso de cosméticos e podologia.
Comentários