Escrito por Ruan Reis
Se você chegou até esse texto, provavelmente tem certa aptidão para as áreas de exatas e já pensou ou está pensando em cursar engenharia. Mas, qual delas é a mais vantajosa?
A engenharia tem vários campos de atuação e é uma das áreas mais promissoras do mercado de trabalho, sendo uma ótima opção para quem está buscando grandes oportunidades e um bom salário. É o seu caso? Então, continue a leitura e descubra qual das engenharias é mais o seu perfil.
(Foto: Pexels)
Quem trabalha nessa área projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma de obras como casas, edifícios, estádios, entre outros. Ao cursar Engenharia Civil, você aprenderá a desenvolver projetos, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado.
É no canteiro de obras que você chefiará as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Além disso, será o seu papel garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção.
Gostou de conhecer um pouco sobre essa engenharia? Então clique aqui e descubra muito mais!
(Foto: Pexels)
Já pensou em trabalhar no desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas industriais? Então a Engenharia Mecânica é para você! Ela é uma das áreas que vem cada vez mais se desenvolvendo devido às diversas transformações nos meios produtivos. Ao concluir o curso, você estará à frente de atividades como projetos, operação e manutenção de sistemas e processos.
Aqui vai uma dica! Se você deseja trabalhar como engenheiro ou engenheira mecânica, precisará, mais do que nunca, estar preparado e bem capacitado (a) para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Saiba mais detalhes sobre essa área clicando aqui.
(Foto: Freepik)
Engenharia de Produção é uma área que une conhecimentos de cálculo, técnicas de administração, economia e gestão de pessoas. Basicamente, um engenheiro ou engenheira de produção trabalha para otimizar os processos em indústrias e empresas de diferentes portes e setores.
Ao se formar nesta área, você realizará planejamentos para obter redução de custos e aumento da produtividade, dominando técnicas de gestão financeira, de pessoas, projetos e materiais.
Curtiu essa área da engenharia? Então clique aqui e conheça mais!
Engenharia Ambiental e Sanitária
(Foto: Freepik)
O engenheiro ou a engenheira ambiental atua em problemas concretos relativos à prevenção e remediação ambiental, aplicando tecnologias disponíveis e apropriadas ao desenvolvimento sustentável.
Você sabia que os engenheiros ambientais podem trabalhar nas áreas de gestão ambiental ou tecnologia ambiental? Pois é! Além disso, podem atuar como engenheiros de projeto ou em funções técnicas ou administrativas, como gerentes executivos, em empresas privadas ou instituições governamentais ou não governamentais.
Clique aqui e descubra mais sobre essa profissão!
(Foto: Pexels)
Curte tecnologia e sempre está de olho nas últimas novidades do mercado tecnológico? Então a engenharia da computação é para você! No curso, você aprenderá a construir computadores e a desenvolver sistemas que são muito utilizados em plantas industriais, aeronaves e smartphones.
Como engenheiro ou engenheira da computação, você desenvolverá softwares, projetará e construirá computadores e periféricos, assim como sistemas computadorizados e robôs. Ah, e claro, desenvolverá produtos para serviços de telecomunicações.
Incrível, não é mesmo? Então clique aqui e saiba mais sobre essa área!
(Foto: Pexels)
O profissional desta área é responsável por projetar, construir, operar e aprimorar os sistemas elétricos, eletrônicos e de telecomunicações, analisando e testando as configurações técnicas, as instalações, os materiais e equipamentos.
Aí vai uma notícia maravilhosa: o mercado de trabalho para os engenheiros eletricistas está aquecido. Algumas das empresas que mais empregam este profissional são: usinas de geração de energia; subestações; linhas de transmissão; empresas de telecomunicações; construtoras; indústrias.
Conheça mais sobre esta área da engenharia clicando aqui!
Comentários