Um simples gesto voluntário pode salvar a vida de quem precisa de sangue. De acordo com o Ministério da Saúde, no país existem 27 hemocentros espalhados em vários estados e 500 serviços de coleta, em unidades básicas de saúde. No entanto, apenas 1,8% da população brasileira pratica essa doação.
Nesta sexta sexta-feira (14), é celebrado o Dia do Doador de Sangue como forma de conscientização de praticar o bem para o próximo. Pensando na relevância que a data remete, que tal ser um doador? Para doar, basta procurar um local mais próximo que realize a coleta.
Confira os requisitos para ser voluntário:
No Brasil, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue;
Para os menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis. Entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos;
É preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde;
O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum;
No dia, é imprescindível levar documento de identidade com foto;
A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher;
O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
Ainda tem dúvidas sobre onde doar?
Para quem tem interesse em doar mas ainda tem dúvidas, basta acessar o site especial do Ministério da Saúde. Por meio dele, é possível esclarecer perguntas e respostas sobre o assunto e todos os critérios exigidos para a doação.
Sua contribuição pode salvar várias vidas!
O sangue é insubstituível. Por isso a doação é tão importante para reposição de todos os bancos. Portanto, caso você atenda aos critérios, não deixe de fazer sua parte! Quem precisa sobreviver só consegue graças à generosidade de quem doa. Com o período de férias, o frio e a seca, a tendência é que os estoques diminuam. Seja voluntário!
Deseja seguir carreira na área de saúde? Conheça o curso de enfermagem da UNINASSAU!
Comentários