A data de dois de abril marca o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Para debater o assunto, familiares que convivem com essa realidade em Vitória da Conquista e várias instituições baianas estarão promovendo uma programação voltada para o assunto. Três mesas redondas acontecem no sábado (1), no Teatro Glauber Rocha, e uma caminhada com os envolvidos e as crianças autistas no domingo (2), a partir das 8h. A Faculdade Maurício de Nassau é uma das organizadoras do evento. As inscrições são feitas online, a partir deste link.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em torno de 70 milhões de pessoas no mundo são afetadas pelo espectro autista. Discutir a relação dessas pessoas com o mundo, assim como os direitos de conviver em espaços sociais, é um dos objetivos do evento. Esta iniciativa tem como objetivos chamar atenção da população sobre o autismo, dar visibilidade às suas especificidades e contribuir com a mudança de paradigmas e de atitudes preconceituosas direcionadas às pessoas nesta condição.
Segundo a psicóloga e professora da Faculdade Maurício de Nassau, Anamélia Sobral, é necessário sensibilizar e conscientizar a comunidade a respeito deste transtorno. “É importante destacar que a sociedade ainda tem receio dessa convivência por desconhecimento sobre o autismo”, destaca.
Na programação, serão debatidos temas como “Diferentes Abordagens Psico-educacionais no Atendimento à Criança Autista: ABA (Applied Behavior Analysis ou Análise do Comportamento Aplicada)”; “Relatos de Experiências Parentais e Pesquisa junto a crianças Autistas” e “A Sociedade Civil Organizada, o Poder Público e os Direitos das pessoas com Autismo”.
O evento é promovido pela NASSAU Vitória da Conquista em parceria com o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), Projeto de Extensão Continuada da UESB, a Associação de Pais Anjo Azul, a Associação Conquistense para o Atendimento Especializado a Pessoa Autista (ACAEPA).
Comentários