Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Dia das Crianças: psicólogo fala do desafio dos pais em criar seus filhos

O coordenador de Psicologia da UNINASSAU Caruaru fala também da importância da presença física dos pais
Assessoria de Comunicação Por: Berg Braga 11/10/2017 - 09:46 - Atualizado em: 11/10/2017 - 10:47
Imagem mostra cabeça com engrenagem
Coordenador do curso de Psicologia da UNINASSAU Caruaru fala do desafio dos pais em criar seus filhos
No próximo dia 12 em todo o país se comemora o Dia das Crianças, data que já se incorporou ao calendário festivo e comercial. Dentro deste contexto, educar os filhos tem sido um desafio cada vez maior para os pais ou responsáveis. Segundo o coordenador Psicologia da Faculdade UNINASSAU Caruaru e psicólogo, Carlos Mendonça, com o passar do tempo, ocorreram muitas mudanças, algumas delas impactantes no seio das famílias, o que transformou a educação em algo mais difícil que antes.  
 
Para ele, a importância da presença física dos pais na vida dos filhos é imprescindível. ‘’Os pais jamais devem ‘compensar’ a falta de tempo com presentes ou artifícios materiais. Isso é um processo natural resultante da boa relação paterno e materno-filial, válido mediante critérios pré-estabelecidos. O que se deve mesmo é ser participativo na vida deles, não somente fisicamente, mas, que esse filho esteja presente no discurso desses pais, como um ser amado, querido e desejado’’, afirma.
 
Ainda segundo Carlos Mendonça, não se deve compensar as necessárias ausências com a permissividade possibilitando que os filhos façam tudo o que querem sem disciplina. ‘’As crianças, na verdade, clamam por disciplina para saberem se portar com capacidade socialmente interativa’’, explica. ‘’Os pais, portanto, devem fazer uma autoavaliação do seu papel e jamais abrir mão da autoridade e respeito que lhes são devidos, uma vez que ao declinarem, para serem amados, acabam perdendo o amor, o respeito e o filho’’, finaliza.
 

Comentários