Escrito por: Ruan Reis
Desde 1940 que no dia 8 de dezembro é comemorado o Dia da Justiça. No entanto, a primeira celebração oficial no Brasil aconteceu apenas em 1951, quando a data foi oficializada pela Lei n° 1.408, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros.
O Dia da Justiça celebra a importância do poder responsável por garantir os direitos e deveres dos cidadãos. Para celebrar a data, listamos 5 grandes filmes que falam sobre a importância da justiça. Confira!
1. Roman J. Israel
Roman Israel é um advogado de defesa idealista que decide mudar de firma após a morte do seu mentor e chefe. Ele passa por uma crise moral ao precisar defender Langston Bailey, um homem acusado de homicídio.
2. O poder e a lei
Mick Haller é um advogado que trabalha no banco de trás de seu carro, um automóvel modelo Lincoln. Tudo corria bem até que um dia um caso importante caiu em suas mãos e Mick agora estava disposto a provar a inocência do réu, um jovem milionário acusado de assassinato. Só que ele não imaginava que seu cliente estava escondendo a verdade, o que pode tornar todo o processo numa causa perdida.
3. Advogado do Diabo
Kevin Lomax, advogado de uma pequena cidade da Flórida que nunca perdeu um caso, é contratado por John Milton, dono da maior firma de advocacia de Nova York. No início tudo parece correr bem, mas Mary Ann, a esposa do advogado, começa a testemunhar aparições demoníacas. Kevin está empenhado em defender o cliente e cada vez dá menos atenção a sua mulher, enquanto seu misterioso chefe parece sempre saber como contornar cada problema e tudo que perturba o jovem advogado.
4. A dama dourada
Na década 80, Maria Altmann é uma judia sobrevivente da Segunda Guerra Mundial que decide processar o governo austríaco para recuperar o quadro "Woman in Gold", de Gustav Klimt - retrato de sua tia que foi roubado pelos nazistas durante a ocupação. Ela conta com a ajuda de um jovem advogado, inexperiente e idealista.
5. Luta por Justiça
O advogado Bryan Stevenson, interpretado por Michael B. Jordan, assume o caso de Walter McMillian, que foi condenado a morte por assassinato, apesar das evidências que comprovam sua inocência. Stevenson encontra racismo e manobras legais enquanto luta pela vida de McMillian.
Comentários