Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Descubra os múltiplos benefícios da natação

Professor explica sobre o exercício e suas melhorias, alertando também sobre os riscos da prática sem supervisão
Assessoria de comunicação Por: 07/04/2022 - 14:01 - Atualizado em: 08/04/2022 - 14:02
No dia 08 de abril, é comemorado o Dia da Natação. A data foi criada para incentivar e promover a prática da modalidade, que é considerada um dos esportes mais completos. Os benefícios da atividade física para saúde são extensos, porque atua no auxílio do aumento da imunidade, melhora o desempenho do sistema respiratório, reduz o estresse, auxilia na perda de peso e fortalece a musculatura e articulações.
 
De acordo com a Rede do Esporte, plataforma do Governo Federal, a natação era praticada na Grécia Antiga e no Império Romano, mas não havia uma competição organizada e os estilos de nado eram diferentes dos realizados hoje em dia. Ainda segundo a plataforma, um dos primeiros registros se deu em 1696, quando o francês M. Thevenal descreveu uma forma singular de nadar, que é semelhante ao atual nado de peito. No Brasil, o desporto surgiu em 1897, com a fundação da União de Regatas Fluminense, que, no ano seguinte, organizou o primeiro campeonato brasileiro de natação.
 
Segundo o coordenador do curso de Educação Física da UNINASSAU Paulista, Esdras Melo, a natação é um esporte indicado para todas as pessoas, de qualquer idade, principalmente para aqueles que possuem dificuldades cardiorrespiratórias. "Nadar é uma excelente opção de atividade física para gestantes e idosos, por ser uma ação de baixo impacto e segura em sua execução. Também é indicada para pessoas que estão se recuperando de uma lesão, pessoas que possuem artrite ou até mesmo asma”, explica.
 
O nado é recomendado para pessoas que possuem sinusite, rinite, asma, bronquite, problemas ósseos e com dores articulares e musculares. Para crianças, há contribuição no desenvolvimento infantil, tanto cognitivo como social. "A natação promove um refinamento na coordenação motora e no equilíbrio infantil, desenvolvendo músculos e ossos mais fortes", afirma Esdras.
 
Para quem deseja iniciar com a prática, o professor Esdras alerta para procurar um local que seja específico para a atividade, que esteja ciente das normas sanitárias e de segurança, e que conte com a supervisão de profissionais. "É necessário a presença de um instrutor durante as aulas, pois ele ajudará o aluno a atingir seus objetivos, executando os exercícios adequados para o seu perfil", declara.
 
De acordo com o professor de educação física, o esporte pode ser praticado de 2 a 5 vezes por semana. É necessário que pessoas com disfunções, como infecção pulmonar, crises respiratórias ou alergias, fiquem atentas com a frequência com que fazem natação, porque o contato com os produtos químicos utilizados para melhorar a qualidade da água nas piscinas pode agravar as suas condições.
 
 

Comentários