Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Descubra como tecnologia e empreendedorismo são aliadas ao sucesso

Com o advento da nova era digital, descubra como os negócios têm se reinventado
Por: Rebeca Ângelis 19/03/2019 - 09:32
Descubra como tecnologia e empreendedorismo são aliadas ao sucesso
Descubra como tecnologia e empreendedorismo são aliadas ao sucesso

Sebastião Gomes tem 61 anos e herdou do pai uma loja que conseguiu construir. Faz dela até hoje seu próprio negócio e segue vendendo os mesmos produtos artesanais de outrora. O que mudou, no entanto, foi a forma de administrar as vendas. "Antes, era tudo no papel. Agora vai tudo pro celular ou computador", afirma o empreendedor sobre o uso dos novos recursos da tecnologia.

Ele, que vende produtos de couro em geral, como bolsas, sapatos e chapéus, explica que a internet lhe deu mais opções para aumentar seu rendimento. A investida tem feito seu negócio render financeiramente ainda mais e, com a ajuda de seu filho, Sebastião adere a ferramentas como Facebook, Instagram e Google ADS.

Liana Silva, de 36 anos, também é dona de um negócio. Ela explica que tem começado a aderir aos poucos a algumas tecnologias e que isso vai de acordo com as suas necessidades. "Não dá para investir em tudo. Mas a gente precisa se atualizar mesmo", afirma.

Ela revela que antes só vendia seus produtos artesanais à vista, mas com chegada do "dinheiro de plástico" precisou ter uma maquineta. "Nem todo mundo queria pagar à vista e eu tava começando a perder vendas. Por conta disso, resolvi  comprar uma maquineta e isso me ajudou bastante", garante a microempreendedora.

Tecnologia e vendas juntas

As histórias de Sebastião e Liana coincidem com as de vários empreendedores e microempresários que visam continuar no mercado em meio às instabilidades financeiras. A grande novidade do mundo atual é que a tecnologia e as vendas estão diretamente ligadas em um vínculo que deve se fortalecer com o tempo.

O fato é que o mundo interconectado exige que os vendedores se atualizem e mudem a sua forma de empreender. Nesse sentido, a tecnologia tem se mostrado cada vez mais como grande benefício capaz de auxiliar na performance empresarial e alcance de resultados.

Velhas empresas, novos caminhos

Muitos profissionais, no entanto, ainda resistem a tais mudanças. Para muitos, isso se deve à dificuldade em entender o que deve ser feito para alcançar um resultado mais positivo. É aí que se faz necessária a atualização para aprimorar o que já existe, inovar com novas formas de vendas e manter uma boa relação com o público-alvo.

Agregar tecnologia ao negócio permite novas formas de contato com o cliente, inovações de dinâmicas para entender suas preferências e até mesmo boas estratégias para tomar decisões com precisão.

Dê boas vindas ao sucesso com negócios on-line!

Alguns recursos resultantes da tecnologia surgem como fortes aliados. Conheça alguns deles:

  • Uso de aplicativos - Serve para facilitar a comunicação, gerenciamento e otimização de tempo. Essas são algumas das vantagens que ferramentas e aplicativos visam auxiliar. As funções de algumas ferramentas podem otimizar de forma direta ou indireta os processos internos da empresa.  E o que é melhor, o negócio pode ser acompanhado remotamente.

  • Loja virtual - Uma loja virtual ganha a vantagem de estar sempre aberta, seja de madrugada ou em feriados.Chega também como um “plus” no quesito em fornecer serviços que trazem comodidade a clientes de rotina corrida e não conseguem fazer compras em horário comercial. Uma loja virtual é a forma mais prática de expandir o negócio, no intuito de torná-lo ainda mais conhecido.

  • Marketing de conteúdo- Essa é uma das mais eficazes formas de consolidar a marca no mercado e conquistar mais clientes. Apostar no marketing de conteúdo é uma alternativa para divulgar produtos ou serviços, promover o engajamento do seu público-alvo, melhorar a presença digital da sua empresa, além de abrir espaço para a ampliação do networking.

  • Ferramentas de gestão empresarial- são as ferramentas que permitem uma melhor organização e otimização da equipe e de seu trabalho como gestor. Assim como os aplicativos que mencionamos acima, existem softwares capazes de facilitar o controle de setores como: estoque, vendas, relatórios e vários outros.

De uma maneira geral, é preciso cuidado e atenção no atendimento tanto presencial quanto remotamente. A tecnologia veio para ficar e nos auxiliar, mas o bom e velho toque humano permanece sendo essencial para um relacionamento próximo com clientes.

Quer saber mais sobre a relação entre vendas e tecnologia? Conheça o curso de Empreendedorismo Digital da Uninassau!

Comentários