Debates e palestras marcam último dia do Congresso Brasileiro de Saúde

O evento reuniu profissionais e estudantes para debater os avanços do setor
Por: Suzy Silva 26/09/2016 - 14:58
Congresso de Nutrição
I Congresso de Saúde realizado no sábado (25)
Diversos profissionais de saúde, em sua maioria estudantes da área estiveram presentes no último dia do I Congresso de Saúde realizado no sábado (25), no Hotel Fiesta, em Salvador. Com objetivo de gerar a troca de experiências sobre inovações e avanços na saúde, foram realizadas conferências simultâneas e variadas, contemplando eixos temáticos nas áreas de Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia e Nutrição.

Conduzida pela nutricionista e professora da UNINASSAU de Recife, Elza Ferreira, a conferência sobre o tema Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição enalteceu a importância do congresso para o estreitamento das relações no setor de nutrição e gastronomia, “o evento trouxe um tema atual uma vez que trata a gastronomia alinhada a nutrição abordando assuntos relevantes como guia alimentar, agricultura familiar e as áreas de atuação do profissional”, declarou. As palestras giraram em torno dos temas “Sistema de Segurança Alimentar e Nutrição” e a “Trajetória da Nutrição e sua Autonomia”.

Com o tema Posicionamento e manipulação do recém-Nascido na UTI, a enfermeira Veruska Cruz destacou no Congresso de Enfermagem, as exigências, competências e habilidades do enfermeiro em Unidades de Terapia Intensiva, “O profissional deve buscar o conhecimento, vislumbrando o amor, dedicação, a informação e o desenvolvimento da profissão”, afirma. O Congresso de Biomedicina trouxe o conferencista Antônio Silvestre Santos, tecnólogo em radiologia e doutor em ciências forenses pela Universidade de Léon, na Espanha, que comandou a palestra “a Importância da radiologia na medicina legal”, demonstrando as diferenças dos tipos de fraturas.

Durante a manhã do evento, foram realizadas palestras sobre O uso do laser na remoção de tatuagem pelo biomédico estética; e Lifitng Facial: Terapias combinadas para um rejuvenescimento sem cirurgias, proferidas pelas biomédicas Luciana Costa e Camila Sampaio. O público enfatizou a troca de ideias e discussões acerca da palestra A espiritualidade do paciente: A abordagem fisioterapêutica no ser integral ministrada pelo fisioterapeuta, Cláudio Abdala, no congresso de Fisioterapia.

Paralelamente aos congressos, também aconteceu o minicurso de Odontologia conduzida pelo palestrante Ulisses Anselmo que debateu junto aos participantes os diagnósticos da radiografia panorâmica prévia para o tratamento ortodôntico. No espaço do evento houve vendas de livros da área de saúde e ações de relacionamento com os participantes.