Acordar relativamente mais cedo que o comum, dieta restrita, carga máxima e repetitiva de treinos. Tudo isso são apenas algumas regras básicas de quem resolve seguir carreira como atleta e competir em variados campeonatos. Afinal, ter uma vida com disciplina se faz necessário para alcançar os pódios e ganhar destaque nos mais variados esportes.
No entanto, essa nem sempre é uma tarefa fácil. O caminho torna-se árduo muitas vezes e é preciso autoconfiança e muita força de vontade para se superar diariamente. É justamente nessa difícil e incrível tarefa que entra em ação o trabalho do educador físico. Ele é responsável por equilibrar, levantar, auxiliar e, além de tudo, motivar qualquer um para ter disciplina e alcançar seu objetivos. Para falar um pouco sobre como esse profissional atua, convidamos o treinador de Boxe e UFC, Rubens Dórea. Confira!
Cada atleta um mundo
A maneira como um atual ou futuro atleta se prepara vira um diferencial para uma boa performance de sucesso na carreira. Nesse ponto, é primordial que se tenha o acompanhamento de um educador físico para evitar lesões. Cada pessoa responde com resistência e adaptação a exercícios de modo diferentes. Por isso, quanto mais bem treinado e preparado o corpo estiver para suportar as cargas, melhor ele responderá a essas tarefas, fator que diminui as chances de incidentes.
De acordo com Rubens, ter um bom condicionamento físico, tanto para as equipes iniciantes como para o alto rendimento, torna-se muito relevante para o alcance da vitória com o adversário, em qualquer competição.
“O treino se torna específico em cada modalidade para desenvolver a parte técnica e cardio respiratória esportiva, fator que auxilia no crescimento desse atleta”, afirma.
Tipos de treino
A forma como um atleta executa um determinado tipo de treino é primordial para que seu preparador o avalie e lhe recomende um treinamento em seu devido ritmo. Os tipos de treinos podem ser de força, resistência ou até manutenção do ritmo, variando de acordo com sua necessidade.
Dessa forma, Dórea ressalta que um planejamento se divide em etapas: geral, específica e de manutenção. Ele endossa ainda que esse tempo e dedicação às atividades estão relacionados diretamente à distribuição de atividade que o atleta possa praticar na semana.
Cabe então, ao treinador avaliar esses períodos e desenvolver, entre outras atividades, musculação, treinamento funcional, condicionamento físico e outras modalidades.
A rotina de quem motiva grandes sonhos
Incentivar pessoas a serem cada vez melhores pode parecer difícil, mas os treinadores esportivos tiram “de letra” essa missão. O êxito das rotinas com exercícios torna-se fundamental para aqueles atletas que desejam chegar ao alto rendimento. É o preparador quem planeja os treinos e exercícios de forma adequada, incluindo todas as etapas necessárias para esse sucesso.
Rubens Dórea, por exemplo, já foi atleta e hoje incentiva muitos outros a serem campeões. Já treinou lutadores como Vítor Belfort, Borrachinha, Popó e, atualmente, é treinador físico do o Ex Campeão Mundial Júnior Cigano.
Para ele, sua função exerce um papel relevante, que alia a parte física com técnicas, para formar pessoas que saibam se superar a cada dia.
Ficou interessado em saber mais sobre este assunto? Conheça também o curso de Educação Física da Uninassau!
Comentários