Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Da energia à automação, conheça o curso de Engenharia Elétrica

A graduação oferece uma série de possibilidades para atuação do profissional, além do diferencial do curso, caracterizado pelo foco em energia de alta tensão
Por: Camilla de Assis 14/12/2016 - 08:30 - Atualizado em: 14/12/2016 - 09:05
Engenharia Elétrica
Engenharia Elétrica é destaque como o melhor curso de Pernambuco entre as instituições privadas, segundo o RUF 2016
O engenheiro eletricista é responsável por cuidar da parte elétrica de um local, seja ele uma residência ou um estabelecimento comercial. Com essa responsabilidade em mãos, o profissional projeta e fiscaliza toda a estrutura de eletricidade, sempre atento às questões de segurança que envolvem a função. O curso de Engenharia Elétrica da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, inaugurado em 2011, ganhou a melhor nota entre as mesmas graduações das instituições privadas de Pernambuco, de acordo com o Ranking Universitário da Folha 2016 - RUF, promovido pela Folha de São Paulo.
 
O diferencial do curso na instituição é o trabalho relevante com os sistemas de alta tensão. “Essa é uma área que emprega muito no mercado, então os estudantes têm disciplinas como Subestações e Proteções de Sistemas Elétricos, por exemplo”, conta a coordenadora dos curso de Engenharia da UNINASSAU, Mariel Cadena. 
 
O engenheiro elétrico pode atuar em áreas como automação, eletrônica, eletrotécnica, informática, entre outras. Para que o estudante tenha uma capacitação completa nessas e nas demais áreas de de atuação, a UNINASSAU possui três laboratórios exclusivos para o curso. São eles: Máquinas Elétricas, Medidas Elétricas e Eletrônicas. Além disso, os estudantes também contam com visitas técnicas de aprimoramento de conteúdo. 
 
O engenheiro eletricista Alexandre Dantas, 36, escolheu o curso pela admiração aos trabalhos dos tios, que são engenheiros civis, além da aptidão para as disciplinas de matemática e física. “Comecei a pesquisar sobre as linhas de atuação e ramos de pesquisa associados às diversas engenharias (civil, mecânica, elétrica, etc) e me apaixonei especificamente pela engenharia elétrica eletrotécnica”, conta o profissional.
 
Desde 2006, Dantas atua no Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que é o órgão do Setor Elétrico Brasileiro responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional. “Atualmente exerço a função de Engenheiro Sênior na empresa, desempenhando atividades relacionadas ao processo de acessos de novo geradores e consumidores na rede de transmissão do Norte e Nordeste do país.”, explica o engenheiro Alexandre Dantas.

Comentários