A UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió, por meio dos cursos de Direito, Psicologia e Pedagogia, agora é parceira do Programa Guarda-me, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). Os estudantes participaram do último treinamento nesta quarta-feira (01) e estão aptos para atuar no Programa, sempre com orientação e supervisão de algum professor.
O programa Guarda-me, idealizado pela juíza Carolina Valões, tem o objetivo de solucionar conflitos e restabelecer as relações entre pais e familiares envolvidos em processos litigiosos de guarda ou visitação de crianças e adolescentes, visando preservar os vínculos familiares, que são valiosos para o desenvolvimento psicológico e social dos filhos. A ressignificação dos conflitos e a valorização da cultura da paz baseiam o Programa.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UNINASSAU Maceió, Vitor Montenegro, com o programa Guarda-me, que é desenvolvido na 2ª Vara do município de Rio Largo, o processo não vai se resumir a uma sentença, mas contará com ações multidisciplinares para que a sentença seja em busca da justiça efetiva.
"Através do Direito, percebemos a importância da multidisciplinariedade, com Pedagogia e Psicologia, pois, os três viés juntos conseguem fazer com que os processos não terminem em uma sentença tão somente, mas sim, em uma possibilidade real de resolução do conflito", afirma o coordenador Vitor Montenegro.
Essa multidisciplinariedade dentro do Judiciário alagoano já existe e vem crescendo a cada dia, com o aumento de equipes multidisciplinares, que trazem um respaldo técnico de psicólogos e pedagogos para as decisões judiciais. O reitor da UNINASSAU Maceió, Avelino Balbino, destaca a importância desta parceria. "Programas como este mostram a força da UNINASSAU Maceió como Centro Universitário formador de profissionais qualificados, integrando os seus cursos em benefício da sociedade", pontua.
Comentários