
A Faculdade UNINASSAU Caruaru promoveu mais uma edição do projeto “Júri Simulado nas Escolas”. Dessa vez, a Escola Técnica Estadual (ETE) Ministro Fernando Lyra, localizado na Capital do Agreste, foi a escolhida. A ação acontece por meio do curso de Direito e contou com a participação de professores e estudantes do curso, além de estudantes da ETE. O julgamento foi da madrasta má, da estória infantil “Branca de Neve e os sete anões”.
A coordenadora do curso de Direito da UNINASSAU Caruaru, Teresa Tabosa, explica que o projeto tem um triplo significado: despertar vocação para as carreiras jurídicas, aprofundar conteúdos de disciplinas e ajudar a compreender o procedimento do julgamento, pelos membros da sociedade, daquele ou daquela que cometeu um dos crimes dolosos contra a vida.
“O julgamento do homem pelos seus pares traz implícito o conceito de democratização da justiça, figurando dentre as garantias fundamentais do homem. Apresentar o tribunal do júri aos alunos do ensino médio a partir de uma estória infantil, certamente conhecida de todos e com a participação dos estudantes, foi a forma que encontramos para desmistificar esse instituto, além de criar oportunidades de aprendizagem para o nosso aluno”, destaca a coordenadora do curso.
Sobre o projeto
O projeto funciona da seguinte maneira: a coordenação de Curso entra em contato com a escola, que indica um professor que seja ministrante de disciplina que tenha relação com alguma temática do Direito, como filosofia, sociologia, história, entre outros. Esse professor recebe o material enviado e disponibiliza aos alunos para estudarem um assunto específico. Ao final, são selecionados alguns deles a fim de participarem do Conselho de Sentença.
Comentários