Um dos destinos mais procurados do Nordeste, Maceió, capital do estado de Alagoas, completa 202 anos neste dia 5. A cidade, que foi cenário de obras literárias, casa de líderes consagrados e que possui uma das esculturas mais famosas do mundo, tem cerca de 1 milhão de habitantes e uma relação singular com coqueiros. Para comemorar o aniversário, separamos cinco curiosidades sobre o município, que tem em suas praias algumas das paisagens mais bonitas do Brasil. Quer saber mais? Confira nossa lista abaixo!
Lar de Macabéa
Apesar de ter nascido na Ucrânia e vivido no Recife, a escritora Clarice Lispector morou curto período de tempo em Maceió. Essa passagem breve fez com que a cidade nunca saísse de seu imaginário, sendo inspiração para a personagem de um de seus livros mais famosos, “A Hora da Estrela”. Macabéa, a protagonista da obra, é alagoana e muda-se de Maceió para o Rio de Janeiro, na esperança de uma vida melhor.
Tem a estátua da Liberdade original
Se seu sonho é tirar uma foto na famosa Estátua da Liberdade, em Nova York, mas a conta bancária não está permitindo fazer a viagem, que tal tentar uma opção igual, mas no Nordeste? No bairro histórico de Jaraguá, há uma igualzinha, localizada na praça ao lado o MISA (Museu da Imagem e Som de Alagoas). Muito mais do que uma réplica, ela é um esboço oficial do monumento estadunidense. Construída pela fundição Val D’osne, a mesma empresa que construiu a Estátua da Liberdade famosa, a figura foi, inicialmente, um presente para o Rio de Janeiro, mas devido a amizade do seu criador, o francês Frédéric Auguste Bartholdi, com o pintor alagoano Rosalvo Ribeiro, acabou parando em Maceió. No mundo só existem três Estátuas da Liberdade em bronze, nas cidades de Nova Iorque, em Paris (uma de estatura mediana) e a menorzinha, em Maceió.
Caribe brasileiro
Como diversas cidades do litorâneas do Nordeste, Maceió é famosa por suas praias. A cidade ficou conhecida entre os turistas que a visitam como o “Caribe Brasileiro”, por seus mares de águas cristalinas e suas praias paradisíacas na capital e nos arredores. A cidade ainda possui um arquipélago constituído por um conjunto de nove ilhas: Bora Bora, Irineu, Almirante, Fogo, Um coqueiro Só, Cabras, Santa Marta, e Andorinhas. Todas bastante procuradas por quem quer aproveitar as belezas da região.
Terra dos Marechais
Berço de importantes militares brasileiros, a cidade de Maceió é, há muito tempo, apelidada de Terra dos Marechais por seus habitantes. O título tem origem no nascimento de dois importantes marechais alagoanos que se tornaram também presidentes do Brasil. Foram eles Deodoro da Fonseca, primeiro presidente da recém-formada república tupiniquim e Floriano Peixoto, primeiro vice-presidente e segundo presidente do país.
Há coqueiros homenageados
Mas se você pensa que as homenagens dos alagoanos a Maceió se resumem a seus marechais, está enganado. A praia de 7 coqueiros, no bairro de Pajuçara, tem esse nome graças à sete coqueiros que estavam localizados em um ponto estratégico da praia. Infelizmente, as árvores originais não existem mais, uma vez que ficaram podres e precisaram ser derrubadas, porém outras sete, da mesma espécie, foram plantadas no lugar. Além disso, para completar a admiração dos habitantes pela árvore símbolo do verão, há também um memorial de dedicado a um coqueiro chamado Gogó da Ema. A árvore, que foi ponto turístico da cidade e esteve presente em pinturas, músicas e fotos, foi derrubada pelo mar em 1955. Para compensar a perda, os moradores da Praia de Ponta Verde ganharam o memorial em seu lugar.
Mora em Maceió e está pensando em começar uma faculdade? Faça nosso vestibular!
Comentários