
A UNINASSAU promove, nesta quarta-feira (17), um seminário para debater a importância do cuidado com a saúde e a alimentação dos povos indígenas no Brasil. O evento é organizado pelo curso de Nutrição e será realizado no Bloco B da instituição, a partir das 14h.
Com o tema “A saúde na visão dos povos indígenas”, o seminário é aberto ao público e contará com a participação de representantes indígenas. “Observamos que a insegurança alimentar está presente também entre os indígenas, população reconhecida por apresentar hábitos alimentares saudáveis e cura de doenças com uso de plantas. Além do aumento do risco de contaminação dos alimentos, estão sendo registrados quadros de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus em membros das comunidades indígenas, o que antes era inimaginável, devido à tradição alimentar dos indígenas. Nossa ideia é chamar atenção para a preservação dos hábitos alimentares saudáveis dos indígenas e os cuidados à saúde que este público precisa receber”, destaca a professora Rafaella de Andrade, responsável pela disciplina de Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição.
O seminário será iniciado às 14h com a palestra do aluno do 5º período do curso de Nutrição da UNINASSAU, Arthur Vilela, com o tema “Vivência de acadêmico de Nutrição em aldeia indígena na Amazonia Acreana”. A programação segue com as palestras do agente de saúde indígena e coordenador da farmácia de medicina tradicional Fulni-ô, Xicê de Sá, do acadêmico de enfermagem da Universidade de Pernambuco, Geoclebson da Silva Pereira, da mestra em Antropologia pela UFPE, Flávia Maria Martins Vieira, e do Cacique Pankará da Serra do Arapuá, Ary Bastos Pankará.
Para participar do evento, é necessário a doação de 1kg de alimento não perecível ou material de higiene pessoal. No total, 300 pessoas são esperadas para o seminário, que acontecerá no Auditório Roque de Brito, no Bloco B da UNINASSAU, localizado na Rua Guilherme Pinto, 400, Derby.
Comentários