Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Construção civil tem mercado aquecido em Salvador e RMS

Setor apresenta oportunidades de inserção profissional para estudantes da área
Assessoria de comunicação Por: 17/11/2021 - 15:00 - Atualizado em: 17/11/2021 - 15:01
Construção civil tem mercado aquecido em Salvador e RMS

Por Rafael Lopes 

A capital da Bahia e Região Metropolitana de Salvador (RMS) apresentam um mercado promissor para profissionais do campo de Engenharia. O segmento da construção civil segue em expansão, conforme aponta a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA), em dados divulgados neste mês de novembro. 

De acordo com o balanço da Instituição referente ao terceiro trimestre deste ano (julho a setembro), os lançamentos seguem aquecendo o mercado imobiliário. Na Bahia, o aumento foi de 99% em novos nos lançamentos em relação ao trimestre anterior, enquanto Salvador registrou um crescimento de 589%. Obras de mobilidade urbana como VLT, BRT, expansão do metrô e obras de requalificação de espaços urbanos estão a todo o vapor na capital baiana. Já na RMS, obras de habitação horizontal como condomínios loteados para construção de casas, além de estabelecimentos comerciais estão em expansão. 

Fábio Serra Sales é estudante do 10º semestre de Engenharia Civil no UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Salvador e assistente de engenharia na Vetor Construções. Na prática, desempenha atividades como acompanhamento de obras, negociação de contratos para empreiteiros e medições. Para ele, que começou como estagiário, a experiência prática faz a diferença para a inserção no mercado. “O estágio é algo que vai facilitar muito a vida profissional pois a prática é um complemento para a teoria. Nem tudo que vemos em obra necessariamente vimos em sala de aula – aprendemos no cotidiano do estágio, nos problemas que aparecem em campo e é com essas falhas que crescemos ainda mais”, avalia. 

Para a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Ana Cândida, a grande oferta no setor em Salvador é devido ao município não ser planejado sendo carente de obras de mobilidade, saneamento, moradia e infraestrutura. “Enquanto tivermos essa carência sempre haverá a necessidade de engenheiros civis e na UNINASSAU prezamos por uma formação profissional de excelência. Contamos com laboratórios de ponta, corpo técnico diferenciado que, além de exercício docente, atua também no mercado de trabalho com olhar atento às novas demandas da área. A Instituição ainda possui convênios com empresas e órgãos públicos que auxiliam na inserção dos estudantes no mercado de trabalho por meio de estágios”, explica.  

Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) de Salvador, o município segue concedendo desconto de 20% do Imposto sobre a Transmissão de Intervivos (ITIV) para novos imóveis e haverá desconto de 50% na outorga onerosa para novos empreendimentos – fator que pode contribuir para a atração de investidores e abertura de novas vagas no segmento na capital baiana. 

Comentários