Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Responsabilidade Social


Consciência negra é celebrada na Nassau Petrolina

A comemoração em alusão à data do 20 de novembro faz parte do calendário de responsabilidade social da instituição
Assessoria de Comunicação Por: Gabriela Campelo 25/11/2016 - 17:59 - Atualizado em: 25/11/2016 - 18:57
imagem mostra aperto de mãos
Atividades aconteceram pela manhã e tarde

Na Faculdade Maurício de Nassau em Petrolina, o Dia Nacional da Consciência Negra foi marcado por ações planejadas pelos participantes do projeto Viva Nassau. Neste ano, a comemoração aconteceu pela manhã e noite da quinta-feira (24) na própria instituição, que fica no bairro Atrás da Banca.

 

Pela manhã, a coordenadora regional da Secretaria da Mulher, Normeide Farias, explanou aos alunos sobre a Anemia Falciforme e os seus fatores sobre a população negra. Em seguida, a estudante de Ciências Sociais, Rosiane Trabuco, apresentou os turbantes, explicando a trajetória histórica do acessório e fazendo demonstrações. Finalizando, Emilly Barbosa, aluna do Viva Nassau, mostrou dicas de maquiagem para pele negra. Os demais estudantes do Projeto apresentaram uma música composta pelo integrante Matheus Tito e uma dança para a música Pérola Negra.

 

Durante a noite, os estudantes assistiram ao depoimento do veterinário Leniker Souza sobre os desafios de ser negro e assumir o estilo black power. Para encerrar a data, o grupo Abadá-capoeira trouxe uma apresentação da dança, com explanação sobre a cultura e o significado. Para o instrutor do grupo, Mestre Atum, os espaços ofertados para mostrar o trabalho são muito importantes. “A Nassau foi uma das poucas instituições que se preocuparam em nos chamar para apresentar nosso trabalho, para mostrar a cultura, para falar da origem e do povo. É importante isto para que a cultura não morra, para que permaneça”, afirmou.

 

A comemoração em alusão à data do 20 de novembro faz parte do calendário de responsabilidade social do Grupo Ser Educacional. Em Petrolina, Nassau está localizada na Avenida Coronel Clementino Coelho, 714, bairro Atrás da Banca.

 

Sobre a data -  O dia 20 de novembro, desde 2011, é oficialmente considerado o marco da “consciência negra” no Brasil. Na data, instituições promovem atividades que façam alusão à cultura negra, falando de seus costumes, das dificuldades enfrentadas e da peculiaridade do povo. A data foi escolhida em alusão à morte de Zumbi dos Palmares.

Galeria: 
O dia foi  marcado por ações planejadas pelos participantes do projeto Viva Nassau Emilly Barbosa, aluna do Viva Nassau, mostrou dicas de maquiagem para pele negra Rosiane Trabuco estudante de Ciências Sociais  apresentou os turbantes, explicando a trajetória histórica do acessórioO grupo Abadá-capoeira trouxe uma apresentação da dança, com explanação sobre a cultura e o significadoO grupo Abadá-capoeira trouxe uma apresentação da dança, com explanação sobre a cultura e o significadoEstudantes do  projeto Viva Nassau, Rosiane Trabuco estudante de Ciências Sociais  apresentou os turbantesO grupo Abadá-capoeira trouxe uma apresentação da dança

Comentários