
A história de Felipe Viégas, 29 anos, é marcada pela superação de desafios e, claro de muita alegria pelas conquistas. Estudante da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau e formado em Direito na turma de 2012, as aprovações que teve durante toda a vida profissional serviram como degrau para a mais nova conquista do jovem: Felipe acaba de ser nomeado e empossado no cargo de Advogado da União, com lotação imediata em Brasília/DF, onde representará a União Federal na Justiça Federal e nos Tribunais Superiores. A cerimônia de posse, presidida pela Ministra Grace Maria Fernandes Mendonça, aconteceu nesta segunda-feira (23), no Teatro Pedro Calmon, localizado em Brasília/DF.
A trajetória de Felipe foi marcada por bons momentos regados por muito esforço. Quando ainda era estudante, no nono período do curso de Direito, ele foi aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB. No semestre seguinte, Felipe conseguiu a tão sonhada aprovação em dois concursos públicos: no Tribunal de Justiça de Pernambuco - TJPE e Tribunal Regional Federal da 5a Região. Após três anos exercendo a carreira de Analista Judiciário, passa então a ingressar os quadros da Advocacia-Geral da União.
O processo seletivo para o cargo de Advogado da União consistiu em quatro fases (provas objetiva, subjetiva, oral e títulos/vida pregressa), com duração de aproximadamente dois anos. Passar pelo crivo de um dos concursos públicos mais concorridos do Brasil foi fruto de um processo que teve início ainda dentro da sala de aula, quando Felipe era estudante da UNINASSAU. “Lembro-me bem, desde o início do curso de Direito, que eu aproveitava cada minuto disponível entre as aulas para estudar. Aproveitava todos os intervalos semanais e fins de semana para andar mais alguns degraus em busca do meu grande sonho: tornar-me um Advogado Público Federal, membro da AGU. Foram anos de estudos e renúncias. Mas hoje tenho a grata sensação do dever cumprido e o sentimento de que tudo valeu a pena. As renúncias fazem parte de todo o processo de amadurecimento profissional e pessoal, pois não há como colher os frutos sem antes realizar o devido plantio”, comenta.
A aprovação de Felipe é motivo de orgulho não somente para familiares e amigos, mas também para aqueles que, de alguma forma, estiveram presentes no árduo caminho percorrido pelo jovem. “Cada estudante das nossas instituições traz consigo uma história. Muitas delas repletas de sonhos que nós, através da educação, ajudamos a construir. Eu construí a minha com muito esforço através dos estudos e sempre defendi essa bandeira. Me orgulho de cada estudante do Grupo Ser Educacional que consegue, da mesma forma, mudar sua realidade e realizar os seus sonhos”, reforça.
Sobre sonhos e metas, Felipe entende bem. “Deixo a todos os meus colegas alunos da UNINASSAU a mensagem de que é preciso sonhar, sempre. Para além de sonhar, é importantíssimo que acreditemos em nossos sonhos e busquemos, dia-a-dia, fazer por merecer todas as vitórias almejadas. Todos nós somos capazes, basta acreditar e estudar muito, pois tudo é possível quando se tem objetivo, esforço e disciplina. Enfim, é preciso acreditar e fazer por onde merecer”, reforçou Felipe.
Agora, a aspiração do jovem Advogado da União é simples: poder repassar o conhecimento que foi adquirido em anos de estudos. Ser professor será o próximo passo de Felipe. E quem duvida que ele não conseguirá?
Comentários