Suellen Fernandes
Imagine que você está de férias e vai passar uns dias na praia. Se programa, compra passagem, organiza mala ou mochila, separa o protetor solar e sua roupa de banho e vai aproveitar os dias de sol. No segundo dia de lazer, você nota que sua pele está irritada, coçando e com umas manchas vermelhas. Certamente alguma reação alérgica a algo que teve contato.
Se você não é a pessoa que apresenta algum tipo de reação alérgica, certamente conhece alguém que tem sintomas. Essa é uma doença que atinge 20% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde e que se apresenta de diferentes formas. A do exemplo é uma delas, e 8 de julho é o dia de conscientização da doença.
Alergias podem levar pessoas à morte devido às consequências que ela gera. Ter um acompanhamento médico é muito importante para diagnosticar e ter tratamento adequado para o alívio das reações. Entender o que é a alergia e suas formas, além de indicar medicamentos fazem parte do dia a dia do médico e da médica alergologista.
Alergologia
Alergia é uma resposta adversa que o corpo apresenta quando o sistema imunológico não consegue se defender ao ter contato com alguma substância ou objeto. A alergia pode se apresentar em diversas doenças, como explica o especialista: “alergia alimentar, dermatite atópica, urticárias crônicas, asma e conjuntivite”, lista o Dr. Aldo Costa, alergologista. Ele faz parte do grupo de especialistas da área médica que identifica, aplica exames, acompanha pacientes e recomenda tratamentos para combater reações da alérgicas.
Dermatite, bronquite e sinusite são algumas das outras formas do grupo das alergias. Entre as condições apresentadas, estão a coceira, tosse, espirros, irritação ocular, falta de ar, formigamentos, inchaços e até desmaios. Por situações mais graves, é necessário o acompanhamento com especialista.
Especialidade
Para ser alergologista é importante dominar o conhecimento em imunologia, conhecer os tipos de alergia e saber quais procedimentos tomar, além de entender as substâncias que agem no problema alérgico. “O alergologista é um médico clínico que avalia questões alérgicas. Por vezes, existem procedimentos diagnósticos, porém, não cirúrgicos”, acrescenta Dr. Costa, que atende em clínica especializada da rede municipal do Recife.
Para seguir na área de especialidade, além de concluir o curso de medicina, é necessário passar pela residência de 2 (dois) anos para concluir a especialização.
Mercado
O mercado é amplo para a atuação, principalmente por conta das devidas transformações na sociedade que requerem a atenção de especialista em alergias. O consumo de alimentos ricos em alergênicos, a exemplo de corantes, causa reações que se apresentam em forma de alergia.
O salário médio para quem exerce essa função é de R$ 2.700 em estados como Pernambuco e Rio de Janeiro, de acordo com a plataforma de empregos Indeed.
Se você tem interesse em tratar pessoas e suas alergias, faça o vestibular para ingressar em uma das turmas de medicina da UNINASSAU.
Comentários