Por Cecília Vieira
Indicada como recurso terapêutico para diversos tipos de doenças, a acupuntura pode ajudar no tratamento de sinusite, rinite, bronquite, asma, gastrite, diarreia, dores de cabeça, ou em outros locais do corpo, além dos distúrbios que afetam a saúde mental como é o caso do estresse e da ansiedade. Essa terapia é uma modalidade originada da medicina tradicional chinesa na qual busca fazer uma reorganização energética do organismo por meio de aplicação de pequenas e finas agulhas em pontos específicos do corpo. No Brasil, ela foi reconhecida como uma especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina, em 1995, e atualmente, faz parte das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS).
A acupuntura pode ser realiazada por médicos ou fisioterapeutas. Antes do procedimento, o profissional irá realizar uma avaliação do histórico do paciente, bem como avaliação física, para determinar quais serão os pontos necessários para se realizar o agulhamento. Geralmente, a aplicação das agulhas é feita de modo superficial na pele e dependendo do objetivo e da indicação, pode ficar até 30 minutos.
De acordo com o fisioterapeuta e professor do curso de Fisioterapia da UNINASSAU Paulista, Hugo Feitosa, esse tipo de tratamento contibui no processo da saúde e na promoção do autocuidado pois proporciona sensação de relaxamento, bem-estar e alívio do estresse. "Ela pode reduzir desconfortos de doenças, complicações, reduzir os sintomas físicos, além de ajudar na recuperação e promoção da saúde. Pode ser ministrada ainda em crianças, geralmente, a partir dos 7 anos, porque aceitam melhor o agulhamento (as agulhas devem ser menores e aplicadas em menos pontos do corpo) e nas mulheres grávidas, porém, existem pontos específicos que são contraindicados porque podem estimular o parto", pontua.
Em relação aos efeitos colaterais, o profissional explica que a técnica é segura, apresenta baixos riscos e baixas reações. "Como ocorre uma aplicação de agulha, por mais superficial que seja, podem ser ocasionados pequenos sangramentos ou hematomas, no entanto, não é algo comum. Além disso, dependendo do limiar de dor do paciente, ele pode sentir uma leve dor ou pequeno incômodo. É importante ressaltar que antes do procedimento existe toda uma avaliação clínica e física para o profissional entender se aquele determinado paciente está apto. Por exemplo, em casos que o paciente possui um déficit de coagulação, é preciso ter uma avaliação mais criteriosa a respeito da indicação", afirma.
Os pontos de acupuntura são locais específicos do corpo em que se tem como liberar o fluxo de energia acumulada. Por esses pontos passam terminações nervosas, tendões, ligamentos e articulações. Para quem deseja iniciar a terapia, é indicado buscar profissionais qualificados, com experiência, bem como locais adequados para a aplicação como consultórios de saúde ou unidades hospitalares.
Comentários