Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Conheça os 10 passos para um estagiário ser contratado

Especialistas em estágios revelaram ao LeiaJá atitudes que ajudam os estudantes que sonham em se tornar funcionários

Por: Caroline Melo 18/08/2016 - 16:31 - Atualizado em: 01/09/2016 - 19:49
Pixabay
Estagiários devem respeitar as regras dos estágios

O início de uma carreira de sucesso pode vir antes mesmo de uma formação completa. Obrigatório ou não, o estágio é o primeiro grande passo para a profissionalização, trazendo uma oportunidade de adquirir experiência em contato com o mercado de trabalho. Essa experiência conta tanto que, não raramente, os estagiários acabam por se tornar efetivos na empresa após o término do contrato. 

Porém, como um processo de aprendizagem, nem sempre é fácil trilhar o caminho correto para permanecer na empresa. Se a sua intenção é se manter no local de estágio mesmo depois da graduação, o Portal LeiaJá elaborou, com ajuda de especialistas, uma lista com as 10 melhores dicas para a efetivação.

1 - Trate seu estágio como um emprego 

Mesmo que você ainda não tenha experiência com empregos formais, o estágio já faz parte da sua carreira profissional. O primeiro passo para ter sucesso nessa etapa é levar a sério as atribuições que lhe forem passadas e lidar com elas com excelência. Sua produção dentro da empresa deve ser referência de dedicação. 

2 - Qualifique-se

Embora já esteja estudando na sua graduação ou no curso técnico, conhecimento nunca é demais. Sempre que tiver tempo livre, pense no que pode melhorar e corra atrás disso. Fazer um curso de línguas, de informática ou dentro da sua área só vai adicionar pontos positivos ao seu trabalho e destacar ainda mais as qualidades que tem a oferecer à empresa. 

3 - Cumpra o que prometeu

O seu Termo de Compromisso de Estágio, ou “contrato do estagiário”, explica exatamente o que seus chefes e supervisores esperam de você. Se dedique a cumprir 100% de todas as metas que lhe atribuírem. É a partir daí que ficará claro para você – e para o mercado de trabalho – o tipo de profissional que está na empresa. 

4 - Seja flexível

“Nem tudo é fácil, saber ir e voltar é essencial”, aconselha Flávia Petribu, gerente de desenvolvimento de talentos do IEL-Pernambuco. A dica vem porque o estágio também é uma fase de adaptação. Respeitar o que lhe for atribuído, mesmo que seja um pouco aquém da sua capacidade, faz parte da escalada. Reconhecer os próprios erros também é importante. Quanto mais mobilidade e jogo de cintura você demonstrar, mais confiança seus superiores vão lhe depositar. 

5 - Faça parte da equipe

Nada há nada pior do que colegas de trabalho que não se sentem confortáveis perto uns dos outros. Lembre-se: aqueles que trabalham com você compõem uma equipe. “Se tiver dificuldade, tem que treinar ser mais comunicativo e trabalhar em equipe, essas são coisas que se aprende”, opina Wellington Maciel, gerente de RH do Grupo Ser Educacional. Saber socializar e construir bons relacionamentos não apenas tornará o seu trabalho mais fácil e os resultados melhores, mas demonstrará adaptação à empresa. Uma pesquisa realizada e divulgada pelo site de empregos Catho revelou que 86,2% dos entrevistados apontaram aspectos comportamentais como o quesito mais importante na contratação de um estagiário. A formação acadêmica vem em segundo lugar, com 73,7% e em terceiro lugar, aparece a comunicação verbal, apontada por 68% dos contratantes.

6 - Seja proativo

Dentro do estágio, a ideia principal é aprender, então se dedicar a isso é imprescindível. “O interesse e a energia que coloca nas atividades faz toda diferença”, conta Flávia Petribu. Segundo a gerente do IEL, ter iniciativa dentro do trabalho e buscar cada vez mais conhecimento destacam qualquer profissional. 

7 - Use habilidades além do esperado

Se você tem experiências anteriores, use isso como diferencial no seu trabalho. “Se eu tenho um estagiário que já teve experiência com voluntariado, vou contar que ele use isso como um diferencial na empresa”, exemplifica Wellington Maciel. Se trabalhou com crianças, sabe usar excepcionalmente uma rede social ou faz malabarismo com bolinhas: mostre que pode usar essas habilidades para melhorar seu trabalho e imagem na empresa. 

8 - Cace o foco

O mundo é vasto e a vida é pesada, mas o foco no seu trabalho deve ser o principal. “Quantos param o que estão fazendo para caçar Pokémon?”, Flávia exemplifica. E a menção ao jogo é só uma ideia geral: não importa o que lhe interessa além do trabalho designado, você deve saber dosar o tempo de descanso e o de trabalho. 

9 - Entenda o seu estágio

Duas das coisas mais importantes para ter em mente são a Lei do Estágio e as normas da empresa. Saber quais são seus direitos e deveres e o que pode e não pode acontecer dentro do acordo de trabalho firmado entre você, sua instituição de ensino e a empresa, é imprescindível para que nada fique no seu caminho. Segundo a pesquisa da Catho, apenas 49,7% das empresas afirmam conhecer bem as diretrizes da lei, enquanto 29,4% afirmaram conhecer parcialmente. Outros 6,86% já ouviram falar e 5,14% desconhecem por completo a Lei de Estágio. Do mesmo modo, saber o que a empresa está disposta a oferecer, assim como os seus valores, visão de mundo, história e hierarquia, vai tornar sua estadia no local de trabalho mais fácil e claro, além de demonstrar senso de responsabilidade e interesse. 

10 - Pergunte, ouça, responda

“O que a gente recomenda para chefes é sistematicamente conversar com os estagiário”, recomenda Wellington Maciel. E, se seu chefe não o procurar, faça isso. Ter um feedback de onde está errando e acertando melhora sua produção dentro da empresa e permite que você se adapte mais facilmente às expectativas do contratante. Ouça atentamente as ideias de seus supervisores e tente cumprir com suas expectativas.

*Texto publicado originalmente no Portal LeiaJá: Conheça os 10 passos para um estagiário ser contratado 

Comentários