
Ter o diploma de ensino superior pode potencializar suas chances de se consolidar no mercado de trabalho e conquistar a tão sonhada estabilidade financeira. Mas sabemos que nem sempre todos têm condições de arcar com os custos de uma graduação. Para isso, existem dois tipos de ajuda: bolsa de estudos e financiamento estudantil.
Para resumir, o financiamento estudantil é praticamente um crédito que um banco ou uma instituição concede ao estudante, o mais famoso de todos é o Fies; já a bolsa de estudos é um desconto no qual é abatido um valor da mensalidade, deixando o boleto bem menor ao final do mês.
Mas vamos com calma! Você ainda deve estar se perguntando como pode economizar dinheiro e não largar o curso. Para esclarecer essas questões, conversamos com o gestor de marketing de conteúdo do Beduka, Luiz Ottoni, que listou os melhores programas de financiamento e bolsas de estudo para você conquistar seu diploma. Confira!
Fies
O programa de financiamento estudantil permite que o universitário comece a pagar a faculdade somente após ter concluído o curso e conquistado um emprego. É praticamente como se o Governo emprestasse um dinheiro para o aluno e só cobrasse mais tarde. Contudo, fique atento, tem sido um problema crescente a quantidade de estudantes altamente endividados.
Com o cadastro no site do gov.br, você pode se inscrever através do site do Fies. Para participar do processo seletivo, é necessário ter realizado uma das edições do Enem a partir de 2010 e ter obtido média nas provas igual ou superior a 450 pontos, assim como nota superior a zero na redação. Também é exigido possuir renda per capita superior a três salários mínimos.
Prouni
O Prouni é o maior programa de bolsas do Brasil. Você pode se inscrever com a nota do Enem mais recente e chegar a ganhar até 100% de desconto. Se deseja participar da seleção, precisa ter realizado a prova da última edição do Enem e ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas, assim como nota superior a zero na redação.
Ficou interessado? Saiba que para participar do processo seletivo, você ainda precisa atender a uma das condições exigidas pelo programa, como ter cursado ensino médio em escola pública; ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ser uma pessoa com deficiência ou ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.
Vale Bolsa Beduka
O programa Vale Bolsa Beduka segue a mesma lógica do Prouni, mas sem usar as notas do Enem. Trata-se de um programa onde, a partir de uma prova, você pode ganhar 75% ou 100% de desconto nas faculdades parceiras. Todas as pessoas que terminaram o Ensino Médio podem tentar conquistar uma bolsa.
Disposto a participar? Então faça a prova on-line e, se for melhor que a concorrência, ganha uma bolsa! As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.vale-bolsa.beduka.com.
Caso você seja aprovado, a única taxa cobrada é a da pré-matrícula. Ela equivale a 50% da primeira mensalidade sem desconto e só é paga uma única vez. Lembrando que essa taxa só é cobrada de quem ganhar a bolsa e quiser aproveitá-la. Depois disso, você terá o desconto durante todo o curso sem nenhum tipo de cobrança de taxa.
Vale lembrar que todos esses programas são diferentes, mas não concorrentes. A dica que Luiz Ottoni dá para os estudantes é: “tente todos e vá no que te der a melhor oportunidade!”
Comentários