
Nesta sexta-feira (23), é comemorado o Dia do Atleta Olímpico. A data é um marco para a celebração da atuação dos atletas que dedicam suas vidas aos treinos e competições, para, então, a disputa de uma Olimpíada. Para celebrar o dia trouxemos uma lista de quatro esportes com os maiores medalhistas em suas modalidades.
Aproveite o assunto sobre Olimpíadas e se inscreva para o vestibular de Educação Física da UNINASSAU!
A relação contém personagens do esporte como a jogadora de vôlei Fofão, o jogador de futebol Neymar e a pentatleta moderna Yane Marques. Confira abaixo a lista:
Vôlei
Fofão

A levantadora é uma das mais premiadas do vôlei nacional. Fofão possui três vitórias para sua contagem, sendo uma de ouro e duas de bronze. Em 2008, nos Jogos de Pequim, a atleta consagrou seu ouro. Os bronzes foram conquistados em Atlanta (1996) e Sydney (2000).
Sheilla
A atleta acumula duas medalhas do mais alto lugar no pódio. São duas medalhas de ouro obtidas em Pequim, nos Jogos de 2008, e em Londres, em 2012.
Leila
Antes de fazer parte do time de vôlei de praia, Leila conquistou duas medalhas olímpicas nas quadras. A atleta é dona de dois bronzes, o primeiro em Atlanta (1996) e o segundo em Sydney (2000).
Bruninho
Com três medalhas Olímpicas, Bruninho é um dos maiores medalhistas brasileiros. O atleta possui um ouro e duas pratas. As conquistas foram obtidas nas Olimpíadas do Rio (2016), Londres (2012) e Pequim (2008), respectivamente.
Giba

Conhecido mundialmente, Giba é um exemplo para o vôlei brasileiro. O atleta conquistou três medalhas, sendo uma de ouro de duas de prata. As vitórias foram em Atenas (2004), Pequim (2008) e Londres (2012).
Serginho
O atleta supera seus dois colegas de esporte e sai na frente com quatro medalhas. Dois ouros e duas pratas fazem parte da sua coleção de vitórias. Os dois ouros foram obtidos em 2004 e 2016, em Atenas e Rio, e as duas pratas foram conquistadas em Pequim (2008) e Londres (2012).
Futebol
Marta

A atacante da Seleção Feminina de Futebol está aí para desmistificar todos os estereótipos quanto à relação futebol-mulher. Marta é detentora de duas pratas, conquistadas como atacante Prata nos Jogos de Atenas (2004) e prata em Pequim (2008).
Andréia
A paranaense conquistou duas medalhas de prata nas suas competições em Jogos Olímpicos. As vitórias foram como goleira prata em Atenas (2004) e prata em Pequim (2008).
Neymar

O atacante é detentor de um ouro e uma prata. O ouro foi conquistado nos Jogos do Rio 2016, enquanto a medalha de prata foi ganha como atacante Prata nos Jogos de Londres (2012).
Ronaldo
O “fenômeno” foi digno de possuir duas medalhas Olímpicas. A prata foi conquistada como lateral direito Prata nos Jogos de Los Angeles, em 1994. Já o bronze veio dos Jogos de Atlanta (1996), como atacante bronze.
Natação
Cesar Cielo

O paulista Cesar Cielo é um dos maiores medalhistas da natação do Brasil. Ele é detentor de três subidas ao pódio, sendo uma por ouro e as outras duas por bronze. Nos Jogos de Pequim, em 2008, foram duas conquistas: ouro pelos 50 metros livres e bronze por 100 metros livres. Já nos Jogos de Londres (2012), houve a conquista do segundo bronze, pelos 50 metros livres.
Gustavo Borges
Com quatro medalhas Olímpicas, o nadador conquistou duas pratas e dois bronzes nos Jogos de Barcelona (1992), Atlanta (1996) e Sydney (2000). As pratas foram conquistadas pelos 100 e 200 metros livres em Barcelona e Atlanta. Já os bronzes foram pelos 100 metros livres em Atlanta e no revezamento 4x100 metros em Sydney.
Pentatlo Moderno
Yane Marques

Exclusivamente feminina, Yane foi a única pessoa brasileira a ganhar uma medalha na modalidade em Jogos Olímpicos. O conjunto de esportes fez de Yane uma ganhadora da medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres, em 2012.
E aí, quem é seu atleta Olímpico preferido? Opine aqui nos comentários!
Comentários