
Dando continuidade à programação do segundo dia do Congresso de Multiprofissional de Saúde em Maceió, toda a tarde desta sexta-feira (11) teve como temática as aplicações da nanotecnologia, o lado amargo dos adoçantes, radiologia forense, a saúde mental dos profissionais de saúde, o método Glide e muito mais.
Para o curso de Nutrição, o final do primeiro dia de conferências contou com palestras sobre intervenções nutricionais em pacientes com câncer, o uso de adoçantes nas dietas e qualidade de vida. “Tivemos uma tarde de debates sobre os mecanismos fisiológicos para as melhorias nas captações dos nutrientes e suplementos para diretrizes nutricionais”, explicou a doutoranda em endocrinologia e mestra em nutrição, Revilane Britto.
Para encerrar o congresso da área de Enfermagem, a mestra Yanna Cristina promoveu dinâmicas com o objetivo de repassar técnicas de relaxamento e trabalho de escuta qualificado. “A saúde mental dos profissionais é essencial para o desenvolvimento de suas funções”, enfatizou. Os alunos também assistiram à palestras sobre terapia intravenosa em recém-nascidos e atualização do cartão de vacinação.
As novas tecnologias e inovações na farmacologia foram os temas centrais do congresso de Farmácia. As conferências abordaram a aplicação da nanotecnologia no desenvolvimento de novos fármacos, a contribuição do setor para o desporto e inovações em doenças autoimunes. “Os medicamentos especializados, dosagens certas e conduta adequada são os principais pontos do tratamento farmacológico”, reforça a doutora em biotecnologia, Yolanda Karla.
Com a temática “Radiologia Forense”, a programação do congresso de Radiologia trouxe a especialista no tema, Natália Santos, que ilustrou os tipos de procedimentos utilizados para autópsia de cadáveres. Na sequência da apresentação, o papel do tecnólogo em radiologia e enfermagem foi discutido.
Encerrando a programação do dia, a graduação em Odontologia promoveu mais um minicurso com o pós-doutor Alailson dos Santos, que abordou a análise e harmonização digital do sorriso. Os estudantes de Nutrição e Enfermagem também participaram apresentando trabalhos científicos.
Nesta segunda edição do Congresso, as conferências e minicuros se destinam aos profissionais e estudantes das áreas de Nutrição, Radiologia, Fisioterapia, Odontologia, Biomedicina, Farmácia e Enfermagem. O evento acontece até este sábado (12), a partir das 8h, no Ritz Hotel Lagoa da Anta, em Maceió.
Comentários