Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Congele seus alimentos de maneira correta e faça com que eles durem mais tempo

Confira dicas de congelamento de alimentos
Por: Camilla de Assis 31/01/2018 - 09:30
Aprenda a congelar seus alimentos
Aprenda a congelar seus alimentos
Todo mundo já fez aquele feijão para a semana toda e precisou congelá-lo, não é mesmo? Às vezes, ainda sobra aquela carne de panela que ficou deliciosa, e ninguém quer desperdiçar comida ou comer demais. Então, a primeira coisa que se pensa é: levar a comida à geladeira para que ela dure mais tempo. Mas você sabe a maneira correta de congelar os alimentos? 
 
Cada tipo de comida precisa de uma maneira diferente de congelamento. É necessário certos tempo e paciência, mas que são compensados no momento de preparar os alimentos congelados - que se tornam muito mais práticos. 
 
Após descongelados uma vez, não devem ser congelados novamente
Nunca cometa esse erro. Após descongelados uma vez, o alimento não pode ser congelado novamente, seja ele cru ou cozido. O descongelamento promove a vulnerabilidade para a proliferação de microorganismos nas comidas, então não é recomendado que este procedimento seja realizado. Uma alternativa para isso é, quando o alimento for cru e for descongelado, faça o preparo dele e congele-o novamente.
 
Não deixe alimentos congelados descobertos
O ideal é que eles sejam fechados sem circulação de ar, seja em sacos ou em potes. É recomendado também que seja retirado o ar dos compartimentos para que a proliferação de microorganismos não aconteça. Deixar os alimentos sendo congelados abertos no refrigerador significa passar o cheiro deles para outras comidas e, talvez, contaminá-los com outras coisas que possam ter contato.
 
Evite congelar grandes porções de uma vez
Se o consumo não for grande, congelar porções maiores de uma vez significa desperdício. Como já dito, quando descongelados, os alimentos não podem ser novamente congelados. Para isso, separe pequenas ou médias porções na geladeira, em cada pote, para otimizar tempo e também evitar jogar comida no lixo.
 
Cuidado com as quedas de energia
Quando há queda de energia, os alimentos podem ficar na geladeira por 24 horas, caso a mesma não seja aberta. Esse é o prazo máximo para que os produtos em congelamento ou refrigeração não estraguem. O difícil, neste caso, é conseguir ficar um dia sem abrir o refrigerador.
 
Não deixe umidade dentro do local de armazenamento
Certifique-se de secar bem os portes e sacos antes de congelar os alimentos. Não pode haver umidade dentro desses locais de contato direto com as comidas, pois o risco de proliferação de microorganismos é alta e a tendência é a sua refeição se estragar, além de perder propriedades nutricionais e alterar no paladar.
 
E aí, gostou das nossas dicas? Aproveite e conheça os cursos de Congelamento de Alimentos, Nutrição e Gastronomia da UNINASSAU!

Comentários