
Por Maria Cristina Baldassini
Não é difícil encontrar casos onde pessoas têm as suas vidas devastadas após a divulgação de fotos e vídeos íntimos. Propondo uma reflexão sobre os riscos de compartilhamento de imagens íntimas, clonagem de dados pessoais, obtidos de forma ilícita, o coordenador do curso de Sistema da Informação da Faculdade UNINASSAU Aracaju, Alexsander Moreira, explica quais os cuidados que devemos ter no ambiente virtual.
De acordo com Alexsander, a internet é utilizada para conversar, namorar, realizar transações financeiras e efetuar compras. Por conta disso, vários cuidados devem ser tomados, pois tais processos envolvem senhas e documentos pessoais. “Procurar crias senhas diferentes e complexas, apostar na proteção do antivírus, atualizar o sistema operacional e os navegadores, adotar a verificação em duas etapas são alguns dos caminhos que temos que seguir”, observou.
O coordenador completa ainda que os ataques cibernéticos também são preocupantes, pois são utilizados métodos ainda desconhecidos por boa parte da população. “Não acredite em todas as informações que passam na internet, passe a desconfiar e procurar a fonte das notícias, conhecer e compreender a ameaça para não cair em armadilhas, prestar atenção no contexto da comunicação, utilizar menos serviços/aplicativos com contas de e-mail diferentes e finalizando, fazer divisões em seu ambiente digital de acordo com o nível de risco”, enfatizou.
Comentários