Neste domingo (12) é comemorado o Dia das Mães. Muitos filhos se programam para fazer algo especial, presentear ou passar esse dia ao lado de quem consideram como figura materna. Para mães e filhos apaixonados pela sétima arte, separamos uma lista de filmes não clichês que falam sobre maternidade. Confira:
Tudo Sobre a minha Mãe (Pedro Almodóvar - 1999)
A produção espanhola narra a história da enfermeira Manuela, que vive o luto da morte acidental do filho, durante a saída de uma apresentação de Um bonde chamado desejo, de Tennessee Williams. Após dias de tristeza pela perda precoce, ela resolve procurar o pai do seu filho, a travesti Lola, para contar sobre o falecimento. Ao revisitar o passo, em Barcelona, Manuela conhece várias mulheres e suas histórias que são marcadas pela solidão.
Juno (Jason Reitman - 2008)
Aos 16 anos, Juno se vê grávida do melhor amigo Paulie Bleeker. Durante a gestão, ela acredita que não está preparada para exercer a maternidade. Logo, a jovem, com ajuda da amiga Leah, vai em busca de alternativas que não sejam o aborto. Nas pesquisas, as adolescentes procuram anúncios de revista pessoas que possam dar um futuro ao seu filho. Assim, elas encontram o casal Mark e Vanessa que estão tentando ter um filho há cinco anos.
Precisamos falar sobre Kevin (Lynne Ramsay - 2012)
A produção retrata a conturbada relação entre Eva e o primeiro filho Kevin desde o início da maternidade. Diante de um pai permissivo e o nascimento da irmã mais nova, a relação entre mãe e filho se torna cada vez mais conturbada. O comportamento de Kevin é cada vez mais questionado pela mãe, que se vê sozinha para solucionar o desvio de caráter do filho.
Que horas ela volta? (Anna Muylaert - 2015)
Em busca de melhores condições de vida para a filha Jéssica, Val deixa Pernambuco com destino a São Paulo. Na capital paulista, a mulher começa a trabalhar como empregada doméstica de uma família de classe alta. Após anos sem ver a filha, as duas se reencontram quando a jovem a anuncia que prestará vestibular e viajará para São Paulo para isso. Ao perceber a segregação existente na casa dos patrões da mãe, Jéssica começa a questionar Val e a relação das duas passa por momentos complexos.
O Quarto de Jack (Lenny Abrahamson - 2016)
Vivendo isolada com o filho Jack, Joy tenta tornar a vida no cativeiro, cujo o responsável é um homem chamado de Velho Nick, mais suportável. No entanto, o menino começa a planejar uma fuga. Motivada pelo desejo do filho, Joy, em várias tentativas, tenta ludibriar Nick para mostrar um novo mundo ao filho.
Comentários