Notícias › Resposabilidade Social

Comunidades carentes recebem ações de combate a doenças

Mais de 20 bairros de Juazeiro, Casa Nova e Petrolina foram atendidos
Assessoria de Comunicação Por: Gabriella Moura 30/05/2019 - 15:15
Imagem mostra estudantes orientando crianças na rua
Ação aconteceu durante o mês de maio
Durante o mês de maio, uma grande intervenção social chegou a mais de 20 bairros carentes de Petrolina, Casa Nova e Juazeiro. A ação foi promovida por estudantes dos cursos de Biomedicina e Farmácia da Faculdade UNINASSAU Petrolina, com a finalidade de prevenir e reduzir os casos de doenças parasitárias (amebíase, giardíase, doença de chagas, malária, teníase, cisticercose e outras) e arboviroses (dengue).

O biomédico e professor responsável pelo projeto, Dyogenes Henrique, pontua os dois pilares da ação: gerar benefício à população carente e desenvolver o caráter humanitário. “Enquanto profissional de saúde, acredito que, se não fizemos ações que ajudem aqueles que realmente precisam da nossa atenção, não adianta de nada os anos de formação. Então, é um trabalho fantástico que leva informação, conhecimento e experiências para a população e os alunos”, disse.

As doenças combatidas estão fortemente ligadas a questões sociais como pobreza, falta de informação, falta de saneamento. Os estudantes realizaram uma campanha educativa com distribuição de informativos, repelentes, cloro, ensinaram como prevenir tais doenças, bem como lavar, manusear e armazenar os alimentos.

Dentre os bairros atendidos estão: Antônio Cassimiro II, Cacheado, Quati, Quidé, Serrote do Urubu, Mandacaru, Muquém, Projeto Maria Tereza, Henrique Leite e outras, abrangendo as zonas urbana e rural.