Considerado uma das doenças que mais atinge mulheres em todo o mundo, muito se fala sobre o câncer de mama no mês de outubro. O número de informações aumenta consideravelmente, já que é o mês destinado para a conscientização e prevenção da doença, mas o que poucas mulheres têm conhecimento é que o aleitamento materno é um grande aliado na hora de prevenir o diagnóstico.
Segundo pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, o risco de contrair o câncer de mama chega a diminuir 4,3% a 6% quando se tem um período de 12 meses de amamentação. A professora do curso de Enfermagem da Faculdade UNINASSAU Natal, Marília Souto de Araujo, explica que durante o aleitamento materno, o nível de muitos dos hormônios responsáveis para o desenvolvimento desse tipo de câncer diminuem.
“Alguns dos processos que a mulher passa durante o processo de amamentação promovem a renovação e até mesmo a eliminação de células que podem conter lesões em seu material genético, com isso ocorre a diminuição das chances de desenvolver o câncer de mama”, esclarece Marília.
Mesmo com a campanha, ainda são muitas dúvidas sobre o tema, especialmente relacionadas aos exames e diagnósticos que podem ser realizados durante o processo da amamentação e sobre a possibilidade de amamentar após os resultados. Marília esclarece as principais questões. Confira:
Mulheres podem desenvolver câncer de mama durante a amamentação ou logo após?
Sim, podemos desenvolver o câncer de mama mesmo estando amamentando e até mesmo após amamentar. Durante esse período é de extrema importância que não se confunda um ducto de leite obstruído com um tumor. Se encontrar algum nódulo suspeito, procure o seu médico.
Mulheres que já tiveram câncer de mama podem amamentar?
Cada caso precisa ser analisado individualmente. Se ocorrer a retirada da glândula da mama, mesmo com a colocação da prótese, ela não terá as células que são responsáveis pela produção do leite, assim, não podendo amamentar. Ao se diagnosticar o câncer de mama não necessariamente ligamos um alerta de proibição para uma amamentação futura, porém, cada caso deve ser a avaliado pelo médico que faz o acompanhamento.
Posso fazer a mamografia se eu estiver amamentando?
Pode sim, se seu médico prescreveu a indicação, você pode fazer o exame se está amamentando. O diagnóstico pode ser um pouco mais difícil ou pode existir a necessidade de exames adicionais.
Corro algum risco em amamentar após ter tido câncer de mama?
Segundo estudos já é comprovado que a amamentação após a cura do câncer não aumenta os riscos de reincidência.
Comentários