Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Como o hábito de ler pode te ajudar com a ansiedade?

Saiba como a leitura pode te manter com a mente ativa durante a quarentena
Assessoria de Comunicação Por: 01/04/2020 - 11:29 - Atualizado em: 02/04/2020 - 09:00
Imagem mostra homem lendo no sofá
Leitura pode reduzir estresse na quarentena
Por Giovanna Souza
 
Mediante a pandemia de Covid-19, o isolamento social foi a medida preventiva encontrada em diversos países para combater a proliferação do novo vírus. A quarentena pode afetar drasticamente a rotina das pessoas e a leitura pode ser uma aliada para os brasileiros que estão buscando formas alternativas de passar o tempo e combater a ansiedade.
 
“Diariamente, a população vem sendo bombardeada por informações sobre a novo coronavírus e ler esses conteúdos em excesso pode favorecer o aparecimento de quadros de ansiedade”, alerta a coordenadora do curso de Psicologia da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, Renatha Costa.
 
Sites têm disponibilizado e-books de variados gêneros, gratuitamente. Para os interessados, não faltam alternativas disponíveis na internet. “A leitura, quando inserida na rotina, se torna um momento prazeroso, diminuindo os níveis de estresse e consequentemente agindo contra a ansiedade”, orienta Renatha.
 
Talvez seja a hora de diminuir a frequência do consumo de notícias sobre a pandemia e, ainda assim, manter a mente ativa e cultivar hábitos saudáveis. “O momento é propício e oportuno para o autoconhecimento. O sujeito humano precisa saber conviver consigo. Aproveite para colocar a sua lista de leituras em dia ou aproveitar o conteúdo disponível na internet para iniciar leituras”, enfatiza a psicóloga.

Comentários