Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Como o exercício físico ajuda para uma melhor saúde mental

Diversas atividades físicas podem ajudar às pessoas a terem uma saúde mental melhor
Assessoria de Comunicação Por: Berg Braga 28/09/2020 - 16:02
Muito já se sabe sobre os benefícios do exercício físico para a aptidão física, porém, muitas pessoas ainda sabem que o exercício vem sendo utilizado como ferramenta não farmacológica para diversos outros problemas relacionados a saúde. Entre esses problemas, estão os relacionados à manutenção da saúde mental.  É o que afirma o especialista em atividade física para grupos especiais, doutorando em educação física e professor do curso de Educação Física da UNINASSAU Caruaru, Bruno Rafael.
 
Segundo o profissional, praticar exercício físico em suas diferentes manifestações como pedalar, correr, caminhar, aulas de ginástica, treinamento de força, funcional entre outros, mostra-se fundamental para a manutenção da capacidade física e mental, uma vez que o exercício trabalha bastante a relação cognitiva do organismo.
 
“Um dos riscos acometidos pelo sedentarismo são as desordens mentais. Indivíduos sedentários costumam apresentar problemas de autoestima, autoimagem, depressão, aumento de ansiedade, estresse além de ter maiores chances de desenvolver doenças como o Males de Alzheimer e Parkinson. Ou seja, além de promover melhorias a nível de condicionamento físico, indivíduos ativos melhora a autoestima e as funções cognitivas através da prática, o que por sua vez normalmente melhora a socialização”, explica o professor.
 
Ainda segundo o profissional Bruno Rafael, outro ponto positivo da prática de exercício físico é seu baixo custo, quando comparados a outras abordagens terapêuticas e medicamentosas. “Logo após a prática de exercício, é relatado uma enorme sensação de prazer e bem-estar, o que nos leva a nos manter mais ativos durante o dia, dormir melhor à noite, melhora a memória, nos sentimos mais relaxados e positivos sobre nós mesmo e sobre nossa vida”, ressalta o docente.
 
O professor faz um resumo de alguns benefícios do exercício físico para a saúde mental:  
- Aumento do bem-estar físico, emocional e psíquico; 
- Reduz as respostas emocionais frente ao estresse; 
- Reduz a ansiedade e abuso de substâncias; 
- Reduz o risco de desenvolvimento de depressão; 
- Trata a ansiedade; 
- Reduz comportamentos neuróticos 
- Melhora a capacidade cognitiva como memória e concentração. 
 

Comentários