
Nas festividades de fim de ano, a alimentação é, muitas vezes, a protagonista em boa parte das confraternizações. Diante de tantas guloseimas, é difícil manter o foco e a dieta em dia. Com a chegada do Natal e Réveillon, também é possível se alimentar bem e com saúde.
As frutas como peras, melancias e uvas equilibram o cardápio e deixam o prato diversificado. Manter uma alimentação saudável, na qual as frutas estejam presentes, é de extrema importância para que o organismo seja capaz de defender-se de doenças e viroses, além de adoçar o seu paladar.
A nutricionista e professora da Faculdade UNINASSAU, em São Luís, Laiane Souto, lembra que, durante os momentos festivos, é importante investir em qualidade, ao invés de quantidade. “Aquelas pessoas que seguem um cardápio sob orientações médicas devem se policiar e não exagerar no sal ou açúcar. É importante destacar que é permitido consumir os alimentos, mas com moderação”, afirma.
Quem recebe destaque de herói na mesa são as saladas. “Optar por saladas é o mais aconselhável. A diversidade de cores e diferentes tipos de alimentos como alface, tomate, orégano e queijo branco pode ser consumida à vontade”, recomenda Laiane.
Quando o assunto é doce, é possível comer com moderação ou substituir por frutas. Salada de frutas e até mesmo gelatinas podem ser uma boa alternativa para adoçar um pouco o momento festivo. Se houver alguma restrição médica, é melhor evitar os doces em excesso.
Evite consumir enlatados, alimentos com teor de temperos fortes, maionese caseira, refrigerantes, queijos fortes, entre outros produtos do gênero. “O melhor neste caso é substituir. Evitar consumir alimentos industrializados pelos naturais, por exemplo, substituir o molho de tomate industrializado pelo tomate natural, e por aí vai”, explica a professora da UNINASSAU.
Após as festas, é melhor manter a dieta em dia, desvie de alimentação que possa trazer malefícios a sua saúde. E para manter a forma, coma de forma moderada em porções pequenas e conquiste uma vida saudável ao conciliar a dieta com exercícios físicos.
Comentários