Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Como lidar com pessoas tóxicas no Home Office

Isolamento social pode potencializar comportamentos negativos já existentes
Assessoria de Comunicação Por: Juliane Menezes 28/08/2020 - 11:27
Todos sabem, que com a necessidade do home office, não foram só as atividades de trabalho que passaram a ser realizadas à distância.  Com ele, os desafios comuns, como lidar com manter a rotina, evitar a procrastinação e manter uma comunicação ativa acabaram exigindo novos formatos e precisaram ser solucionados de outras maneiras. Competitividade e atitudes exageradas, atos furiosos e indisciplina são alguns dos comportamentos que colaboradores difíceis demonstram no ambiente de trabalho. Alguns geram diversos transtornos e podem até comprometer o desempenho dos demais membros da equipe. Fica a dúvida: como devemos lidar com as pessoas tóxicas neste novo normal?  
 
O psicólogo e coordenador do curso de Psicologia da UNINASSAU Natal, Délio Henrique Delfino explica que, por causa da distância, a tendência é que alguns comportamentos percam espaço. “É importante que a comunicação seja clara e objetiva. Se presencialmente um determinado indivíduo tem hábito considerado hostil em relacionamentos interpessoais, agora não tem mais espaço para isso”, pontua.  
 
Segundo Délio, dois pontos são importantes e podem fazer total diferença nesse contexto. Em primeiro lugar está a inteligência emocional, pois, sem ela, indivíduos têm maiores probabilidades de se tornarem tóxicos. O desempenho vem em segundo lugar. Ao executar um trabalho de qualidade, segundo o psicólogo, você dá menos motivos para que pessoas com ações negativas consigam de alguma forma te atingir.   
 
Essa dica é válida na relação entre colaborador e chefe, mas também pode se aplicar entre pares. “Se você desenvolve um trabalho de qualidade, ser focado e engajado, as pessoas que te cercam vão perceber que está fora de contexto. Isso acaba por neutralizar atitudes vistas como tóxica”, afirma.  
 
Vale ressaltar que nem sempre esses conflitos são explícitos. Cabe, muitas vezes ao líder, buscar a prática de uma escuta mais atenta, procurando ficar a par de como sua equipe está e mostrar a ela que o bem-estar é um fator de importância. Usar, por exemplo, os minutos iniciais de uma reunião para perguntar como estão as coisas.  
 
Precisamos considerar o impacto que o bem-estar geral das pessoas tem no comportamento no trabalho. Não é por acaso que algumas empresas têm investido em novos cuidados e benefícios para os colaboradores. “Pessoas com mente e corpo sãos lidam com a rotina e com os problemas da melhor maneira”, completa Délio.  
 

Comentários