
por Jônatas Lima
A fisioterapia animal atua diretamente no restabelecimento da saúde e alívio de dores para todos os bichos, sejam eles domésticos ou silvestres. Sendo uma especialidade da medicina veterinária, o trabalho desses profissionais vem obtendo crescimento nos últimos anos, fomentando debates em torno do tema. Nesse sentido, o UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Teresina promove curso de extensão para abordar o assunto, com a médica veterinária Roberta Siqueira, no próximo dia 19 de fevereiro, às 9h, na sede da Instituição.
Muitos animais são encaminhados para o tratamento fisioterápico após cirurgias de correção de fraturas, rompimento de ligamentos e até mesmo problemas com artroses e atrites. Após sofrerem acidentes, alguns desses bichos passam a utilizar próteses, necessitando de fisioterapia para ajudar na adaptação.
Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário, Gerson Tavares, a reabilitação pode ser feita em animais de grande e pequeno porte e muda a realidade deles. “O fisioterapeuta animal trabalha com exercícios voltados a melhorar a locomoção, possíveis disfunções e até mesmo a performance física. Esses profissionais ainda podem atuar em tratamentos pós-cirúrgicos e na recuperação de bichos acima do peso, por exemplo.”, afirmou.
O curso dispõe de 70 vagas e as inscrições vão até o dia 17 de fevereiro. Os interessados podem acessar o site de extensão da UNINASSAU.
Comentários