
por Vinícius Rocha
Para muitas pessoas, o fim de ano vem acompanhado de uma sensação de fechamento de ciclo. Por isso, é muito comum que elas iniciem o novo ano definindo metas e objetivos relacionados a diversos aspectos de suas vidas. Mas, como proceder para que essas metas sejam alcançáveis? E, o que fazer quando não se consegue atingi-las?
Segundo Diego Cardozo Mendonça, professor do curso de Psicologia no UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Aracaju, as pessoas costumam tratar a virada de ano como uma grande mudança de vida, mas, ao tentarem fazer muitas coisas novas em pouco tempo, nem sempre dão conta e, por isso, acabam se frustrando. Para evitar essa frustração, ele recomenda que o indivíduo foque em alguns pontos específicos e não em mudá-la como um todo. "Você pode ter uma área da sua vida onde possa trabalhar com mais afinco. Uma coisa que pode ser feita é colocar um tema no seu ano, como ‘cuidar da saúde’ ou ‘se dedicar aos estudos’", diz.
O professor afirma que mudanças de hábitos não costumam ser fáceis e, por isso, o melhor a se fazer é focar em uma meta para, assim que cumpri-la, partir para a próxima. De acordo com ele, são necessárias, no mínimo, de três a quatro semanas para que um novo hábito seja integrado à vida do sujeito e possa ser praticado com regularidade.
Ainda assim, muitas vezes, os objetivos estipulados para o ano não são alcançados e isso acarreta frustração e desistência. Mas, segundo Diego, voltar à estaca zero não precisa ser um problema, pois o indivíduo pode não ter conseguido alcançar tal objetivo por planejar algo muito acima das suas capacidades.
"Frustração é resultado de falha, de você sentir que não atingiu um objetivo. Mas, se você diminui essa meta, então obtém sucesso. E, quando obtém o sucesso, tem mais motivação para tentar fazer aquilo que antes não conseguia. Então você tem que planejar algo que permita ter sucesso. Se isso significa diminuir a exigência, tudo bem, diminua a exigência. O importante é ter a motivação necessária para prosseguir rumo ao sucesso dessas metas, mesmo com um nível de exigência mais baixo", afirma.
Comentários