
Com o isolamento social, em todo o mundo muitas empresas aderiram ao home office. Esse modelo de trabalho, que não era tão comum no Brasil, passou a ser à saída de muitos trabalhadores como medida de proteção aos colaboradores, e também para que as atividades corporativas pudessem continuar ativas mesmo durante a pandemia. Porém para trabalhar em casa é preciso atentar a postura e o posicionamento dos equipamentos, assim evitar as consequências, aquelas famosas dores na coluna.
A professora de Fisioterapia da UNINASSAU – Centro Universitário Mauricio de Nassau Salvador, Catiane Souza, da dicas de como desempenhar atividades laborais em casa e atentar para a forma correta de ajuste dos equipamentos utilizados no home office. “A primeira dica é respeitar as proporções do nosso corpo. Ficar em pé e perceber o tamanho de cada parte: do pé ao joelho, do joelho até o quadril, do ombro ao cotovelo. Quando sentar para trabalhar, o ideal é que pernas e braços possam ficar a 90 graus”, explicou.
A profissional enfatiza a importância de ajustar o local de trabalho. “Sentar na cadeira, e buscar apoio para os pés, que podem ser livros empilhados ou caixas, erguer os pés até que o joelho, para que esteja nos 90°, o que também deixará o quadril nessa posição, fazendo um “quadradinho” com o tronco. Manter os ombros relaxados e o cotovelo flexionado, com antebraço alinhado, para que possa repousar sobre a mesa de trabalho, sem perder a angulação adequada”, disse.
Dividir o tempo em relação à postura durante e após o expediente, também é uma alternativa para compensar e descansar a musculatura do seu corpo. “A cada hora, ficar 45 minutos conforme os ajustes, sentar sobre os ossos do quadril e tentar manter a ideia de levar o topo da cabeça ao teto. Usar 10 minutos para outras posturas e os 5 minutos finais para movimento, levantar, caminhar, se espreguiçar, dar um descanso não só para o corpo, mas também para a mente”, enfatizou Carla.
Carla afirma que, o corpo foi feito para se movimentar e faz um alerta. “Um maior tempo nas posições sobrecarregam nossas articulações e músculos, e por isso o ideal é fazer sempre fazer essa compensação e trocar as posturas, dessa forma, evita dores e desconfortos”, concluiu.
Comentários