Sem carne e qualquer alimento de origem animal. É dessa forma que se sustenta o mercado de comida vegana, hábito que tem ganhado muitos adeptos de uns anos para cá. Diferente do vegetarianismo, o veganismo não se abstém apenas de carnes, ovos e leite, mas também de todos os produtos que exploram animais. É um hábito que vai além do paladar e passa a ser questão ética e sustentável.
O grupo de discípulos do veganismo vem crescendo no mundo inteiro e tende a ganhar ainda mais espaço. O Brasil tem seguido os mesmos passos, segundo o IBOPE, em 2012, mais de 15 milhões de brasileiros declararam que se alimentavam apenas à base de vegetais. Essa mesma pesquisa colocou o Recife como a terceira capital do país com mais vegetarianos.
Apesar da restrição de carnes e derivados de animais, engana-se quem pensa que a culinária vegana oferece poucas possibilidades de pratos. De acordo com Fábia Gurgel, professora de gastronomia e nutrição da UNINASSAU, é possível se alimentar à base de vegetais de forma variada e completa. “Muitas pessoas acham que a alimentação vegana representa restrição, mas isso é um mito, pois, na verdade, esses grupos tendem a ter uma alimentação mais variada. Dessa forma, a gastronomia vegana pode ser saudável, criativa e cheia de sabores”, afirma.
Outro engano que se tem quando o assunto é os vegetais é que eles não são capazes de suprir as proteínas que o corpo precisa. Mas, segundo a professora Fábia, esse é outro mito, pois é possível encontrar diversas fontes proteicas diferentes dos animais, como: castanha, cogumelos, nozes, algas, avelãs, amêndoas e leguminosas. A partir desse universo de oportunidades no mundo vegetal, pode-se fazer uma série de massas, risotos, hambúrgueres, doces e tortas; tudo isso vegano. “Mesmo quem não é vegano, pode se surpreender com os pratos, que podem ser consumidos por todos”, comenta.
Curso de pratos veganos - Para quem quiser aprender mais do universo vegano, a UNINASSAU está oferecendo dois minicursos gratuitos sobre o assunto. As oficinas serão realizadas nos próximos dias 19 e 20/01 (quinta e sexta-feira), no bloco C da Instituição. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através do site: extensão.uninassau.edu.br. Os participantes devem doar 1kg de alimento não perecível no dia do curso. A arrecadação será destinada a entidades carentes.
Serviço
Data: 19 e 20/01/2017;
Local: UNINASSAU, Bloco C, Laboratório de gastronomia;
Endereço: Rua Fernando Lopes, 778 - Madalena, Recife – PE;
Horário: às 19h;
Contato: (81) 3413-4611.
Comentários