Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Comer frutas e legumes pode evitar mortes por doenças cardiovasculares

Uma em cada 12 óbitos seria resultado da carência dos alimentos na dieta
Assessoria de Comunicação Por: Gabriella Moura 17/06/2019 - 14:36
Consumir todos os dias frutas e legumes pode auxiliar na prevenção de Acidente Vascular Encefálico (AVE) e ataques cardíacos. A afirmativa é resultado do estudo norte americano, realizado pela Universidade Tufts, divulgado pela Sociedade Americana de Nutrição. Segundo a pesquisa, consumir duas maças e três cenouras por dia é uma excelente receita no combate às doenças cardiovasculares.
 
O estudo cruzou dados mundiais em relação ao consumo de frutas e legumes e a conclusão foi: uma em cada sete mortes do tipo pode estar relacionada à falta de ingestão suficiente de frutas. E um em cada 12 óbitos seria resultado da carência de legumes e verduras na dieta.
 
O nutricionista e coordenador do curso de Nutrição da UNINASSAU, Rafael Pinheiro, frisa a importância dos alimentos na dieta diária. “As frutas e vegetais são ótimas fontes de fibras, potássio, magnésio e antioxidantes que colaboram para reduzir a pressão arterial e o colesterol. É preciso uma mudança de hábitos alimentares para garantia de uma maior qualidade de vida”, destacou.
 
Rafael ainda enumerou os alimentos “amigos do coração”. “Brócolis, abacate, laranja, cenoura, maça, além de outros alimentos como vinho, azeite extra virgem, salmão, castanha do Pará são exemplos de alimentos que previnem as doenças coronárias”, disse. A maça, por conta da pectina, um tipo de fibra solúvel, além de reduzir os níveis de colesterol, ajuda no controle da glicose.
 

Comentários