
*Por Henrique Nascimento
Mesmo possuindo potencial para se destacar no mercado ou na vida pessoal, existem pessoas que não conseguem identificá-lo e fazer bom uso de suas capacidades. Para ajudar no processo de autoconhecimento e desenvolvimento existe o coach, especialista em trabalhar para que o cliente seja a melhor versão de si mesmo.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Coaching, 84% das empresas de grande porte no Brasil utilizam o processo de coaching. Mundialmente a quantidade de profissionais da área tem apresentado aumento, a última pesquisa realizada em 2011 já apresentava um total de mais de 47 mil coaches no mundo.
Não sabe como entre tantos profissionais escolher o ideal para você? Não se preocupe, temos algumas dicas que podem te ajudar. Confira!
O coach ideal tem que ter ligação com a sua área
Existem muitos coaches com experiências em áreas diferentes: life coaching, executive coaching, coaching de carreira, entre outros já apresentados aqui. Essa áreas ainda se desdobram em outras mais específicas relacionadas a formação do coach na graduação ou outro tipo capacitação que possua. Apesar de não ser regra, a afinidade entre as áreas do coach e seu cliente é algo que pode tornar o processo de coaching muito mais positivo.
Não tenha medo de fazer perguntas
Assim como você precisa fazer perguntas em entrevistas de emprego, não tenha medo de questionar e realmente entrevistar seu possível coach. Aproveite essa oportunidade para saber dados como o tempo de experiências e os casos de sucesso que ele possui. Procure também deixar claro questões relacionadas a valores, duração de cada sessão e quantidade de sessões. Verifique a qualificação do coach , ele precisa ter participado de um processo de formação de no mínimo 80 horas. Faça isso com ao menos três profissionais.
Faça um teste
Dê preferência a coaches que disponibilizem uma sessão experimental inicial. Parte do funcionamento da orientação dada por esse profissional depende da empatia entre o coach e o coachee (cliente). Em uma sessão experimental é possível avaliar se é possível construir esse tipo de sentimento e comprovar o que foi apresentado anteriormente em entrevista faz jus ao profissional.
Converse com antigos clientes
Pessoas que foram bem atendidas e alcançaram bons resultados com seus respectivos coaches podem gostar de falar sobre a experiência que tiveram e até mesmo indicar para outras pessoas. Dê uma pesquisada na internet, veja se tem alguém que já tenha sido atendido pelo profissional em que está interessado e busque conversar com ela sobre.
Tenha atenção às questões contratuais
Todo o processo de coaching deve ser contratado com tudo muito bem especificado. Não compre pacotes de sessão fechados, a quantidade de sessões deve ser personalizada de acordo com o objetivos do cliente. O mesmo vale para horários e intervalo de tempo entre uma sessão e outra. O preço de possíveis sessões extras deve ser acordado antes do início do processo também. Caso o coach tenha sido indicado pela empresa em que trabalha, saiba que não é ético que o mesmo profissional atenda o chefe e seu subordinado, se isso vir a ser proposto, não adquira o serviço.
E aí, aprendeu o que faz um coach? Deixe suas dúvidas aqui nos comentários!
Comentários